Qual dança é a sua cara?

Por: Thaís Torres

A atividade física alinhada à boa alimentação é essencial para mantermos nossa saúde. No entanto, como muitos profissionais já nos contaram no Você Bonita, para a atividade física trazer bons resultados ao nosso corpo devemos escolher um exercício que nos traga prazer.

Apesar da academia ser a opção mais conhecida, ela não costuma agradar a todos. A dança, portanto, pode ser a alternativa mais adequada. Podemos encontrar diferentes vertentes de dança para diferentes gêneros musicais.

E quem não se diverte dançando ao som da sua música preferida?

Confira 10 aulas diferentes de dança e descubra qual combina mais com você:

  1. Street dance

O street dance é originalmente a modalidade de dança do gênero musical hip hop, que surgiu em 1970 como manifestação espontânea de arte nas ruas dos subúrbios negros de Nova York. Com diferentes passos e marcações de tempo, a dança é uma ótima opção para desenvolver a coordenação motora.

  1. Sapateado

O sapateado surgiu na Irlanda. Durante a revolução industrial os operários aproveitavam seus intervalos para fazer competições da dança. Nessa aula você consegue produzir a própria música com seus pés.

  1. Clipe dance

Essa modalidade é para quem ama a música pop! O intuito aqui é seguir as coreografias das músicas dançantes de grandes celebridades como Madonna, Britney Spears e até mesmo a rainha pop tupiniquim Anitta.

  1. Dança do ventre

Na dança do ventre é possível tonificar a musculatura do corpo além de ajudar a manter sua postura correta. Os movimentos envolvem ondulações do abdômen, quadril, tronco, braços e mãos. Ou seja, nesta dança não tem uma parte do corpo que não seja trabalhada e por isso a queima de calorias é intensa.

  1. Barre jazz

Viaje de volta aos anos 1980 e 1990 com o barre jazz! A professora Audrea Lara, que frequentemente comanda as aulas de dança do Você Bonita às sextas-feiras, foi quem introduziu a modalidade aqui no Brasil. O barre jazz combina movimentos de dança com o Pilates queimando até 750 calorias por hora.

  1. Zumba

Em uma hora de Zumba você pode queimar até mil calorias! A aula combina passos latinos com a ginástica. Requebrar o quadril é essencial e é bom estar preparado também para dar alguns saltos. Com a prática, além de ajudar a emagrecer, você terá pernas e bumbum durinhos.

  1. Ballet Pilates

Não se preocupe, apesar de o Ballet Pilates utilizar alguns movimentos do Ballet Clássico você não precisa ter nenhum conhecimento prévio da modalidade! O exercício é adaptado para qualquer faixa etária. São utilizadas fitas para os exercícios de braço, além de outros acessórios para corrigir a postura e melhorar a flexibilidade. A dança proporciona os mesmos benefícios que um treino de musculação, mas de um jeito mais divertido.

  1. Pole dance Fitness

O pole dance fitness consiste em movimentos ao redor de uma barra vertical de metal.   Queima até 400 calorias por hora, fortalece as pernas e define o abdômen (alô, projeto verão!). Além disso, a dança contribuí muito para a autoestima da mulher.

9. Salsa

Mais latina que a salsa? A modalidade surgiu em Cuba na década de 1960 e é uma mistura do mambo, cha-cha-cha, rumba, reggae e uma pitada de samba. A dança é feita em duplas e com muitos giros, o que potencializa a queima de calorias.

10. Forró

Chegou a vez do nosso famoso e amado forró! A dança, assim como a salsa, é feita em duplas e existem diferenças básicas entre o forró universitário e o forró nordestino. Enquanto o primeiro utiliza a famosa técnica “dois para lá e dois para cá”, no forró nordestino o modo de dança é o um-um (para frente e para trás). O professor Luiz Cardoso afirma que a aula para iniciantes queima até 200 calorias, já a aula com movimentos mais rápidos pode queimar uma média de 300 calorias.


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O programa mostra as principais tendências nas áreas de beleza, saúde, alimentação e atividades físicas.