4 ervas para aliviar estresse e ansiedade
Para lidar com a pressão do dia-a-dia de maneira mais saudável e evitar a ingestão contínua e prolongada de medicamentos, muitas pessoas buscam nas medicinas naturais uma alternativa para lidar com o estresse e ansiedade.
Por isso, Carol Minhoto entrevistou o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada no Você Bonita, que tirou dúvidas sobre o assunto e deu recomendações ao público sobre o melhor tipo de erva ou tratamento para cada situação estressante.
Confira as melhores ervas para aliviar estresse e ansiedade, de acordo com o especialista:
1) Chá de Melissa (Erva-cidreira)
Você sabia que o estresse, quase sempre, está relacionado ao nosso aparelho digestivo? De acordo com o farmacêutico, 99% da serotonina (hormônio relacionado ao humor) está relacionada ao intestino.
Por isso, quando você toma esse chá, que já é um queridinho pelos brasileiros, os seus princípios ativos auxiliam na resposta da produção de serotonina como efeito direto da melhoria da digestão. Ou seja: quanto melhor a alimentação e a digestão, melhor o humor e menor o estresse.
2) Lavanda
Apesar do sabor do chá não ser muito bom, a alternativa do óleo essencial de lavanda é perfeito para estimular a função de tranquilidade proporcionada pelo do ativo geraniol, muito presente na composição da planta ornamental.
Assim, o farmacêutico sugere a procura de óleos de lavanda, que recomenda serem utilizados para aromatizar a casa.
3) Camomila
Você provavelmente já ouviu falar que a camomila serve para “clarear o cabelo”. Na verdade, de acordo com o farmacêutico, esse boato se dá devido ao fato da planta conter altas quantidades de apigenina, que proporciona essa pigmentação amarelada.
No entanto, esse não é seu único efeito: além disso, o princípio ativo também é eficaz para lidar com ferimentos diversos e melhora o estresse, cansaço e proporciona a sensação de calmaria.
4) Erva-de-são-joão
Também conhecida como ‘Erva Hiperico’, é muito indicada para quadros de depressão por possuir o ativo hipericina, que trata da doença sem inibir os receptores de forma que deixe o paciente letárgico e desanimado.
Desta forma, além de ser uma alternativa natural a alguns tipos de antidepressivos, essa erva pode ser usada também para reduzir estresse e tratar quadros de insônia e nervosismo.