TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

4 ervas para aliviar estresse e ansiedade

Para lidar com a pressão do dia-a-dia de maneira mais saudável e evitar a ingestão contínua e prolongada de medicamentos, muitas pessoas buscam nas medicinas naturais uma alternativa para lidar com o estresse e ansiedade.

Por isso, Carol Minhoto entrevistou o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada no Você Bonita, que tirou dúvidas sobre o assunto e deu recomendações ao público sobre o melhor tipo de erva ou tratamento para cada situação estressante.

Confira as melhores ervas para aliviar estresse e ansiedade, de acordo com o especialista:

 

1) Chá de Melissa (Erva-cidreira) 

Você sabia que o estresse, quase sempre, está relacionado ao nosso aparelho digestivo? De acordo com o farmacêutico, 99% da serotonina (hormônio relacionado ao humor) está relacionada ao intestino.

Por isso, quando você toma esse chá, que já é um queridinho pelos brasileiros, os seus princípios ativos auxiliam na resposta da produção de serotonina como efeito direto da melhoria da digestão. Ou seja: quanto melhor a alimentação e a digestão, melhor o humor e menor o estresse.

 

2) Lavanda

Apesar do sabor do chá não ser muito bom, a alternativa do óleo essencial de lavanda é perfeito para estimular a função de tranquilidade proporcionada pelo do ativo geraniol, muito presente na composição da planta ornamental.

Assim, o farmacêutico sugere a procura de óleos de lavanda, que recomenda serem utilizados para aromatizar a casa.

 

3) Camomila

Você provavelmente já ouviu falar que a camomila serve para “clarear o cabelo”. Na verdade, de acordo com o farmacêutico, esse boato se dá devido ao fato da planta conter altas quantidades de apigenina, que proporciona essa pigmentação amarelada.

No entanto, esse não é seu único efeito: além disso, o princípio ativo também é eficaz para lidar com ferimentos diversos e melhora o estresse, cansaço e proporciona a sensação de calmaria.

 

4) Erva-de-são-joão

Também conhecida como ‘Erva Hiperico’, é muito indicada para quadros de depressão por possuir o ativo hipericina, que trata da doença sem inibir os receptores de forma que deixe o paciente letárgico e desanimado.

Desta forma, além de ser uma alternativa natural a alguns tipos de antidepressivos, essa erva pode ser usada também para reduzir estresse e tratar quadros de insônia e nervosismo.

 

Gostou das dicas? Confira a matéria na íntegra no Você Bonita (18/01/22)