TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

4 ervas para aliviar estresse e ansiedade

As melhores ervas para aliviar estresse e ansiedade, de acordo com o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada.

Publicado em: 11/02/2022 - Última atualização: 15/07/2022 - 17h14

Para lidar com a pressão do dia-a-dia de maneira mais saudável e evitar a ingestão contínua e prolongada de medicamentos, muitas pessoas buscam nas medicinas naturais uma alternativa para lidar com o estresse e ansiedade.

 

Por isso, Carol Minhoto entrevistou o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada no Você Bonita, que tirou dúvidas sobre o assunto e deu recomendações ao público sobre o melhor tipo de erva ou tratamento para cada situação estressante.

 

Confira as melhores ervas para aliviar estresse e ansiedade, de acordo com o especialista:

 

 

1) Chá de Melissa (Erva-cidreira) 

 

Você sabia que o estresse, quase sempre, está relacionado ao nosso aparelho digestivo? De acordo com o farmacêutico, 99% da serotonina (hormônio relacionado ao humor) está relacionada ao intestino.

Por isso, quando você toma esse chá, que já é um queridinho pelos brasileiros, os seus princípios ativos auxiliam na resposta da produção de serotonina como efeito direto da melhoria da digestão. Ou seja: quanto melhor a alimentação e a digestão, melhor o humor e menor o estresse.

 

 

 

2) Lavanda

 

Apesar do sabor do chá não ser muito bom, a alternativa do óleo essencial de lavanda é perfeito para estimular a função de tranquilidade proporcionada pelo do ativo geraniol, muito presente na composição da planta ornamental.

Assim, o farmacêutico sugere a procura de óleos de lavanda, que recomenda serem utilizados para aromatizar a casa.

 

 

 

3) Camomila

 

Você provavelmente já ouviu falar que a camomila serve para “clarear o cabelo”. Na verdade, de acordo com o farmacêutico, esse boato se dá devido ao fato da planta conter altas quantidades de apigenina, que proporciona essa pigmentação amarelada.

 

No entanto, esse não é seu único efeito: além disso, o princípio ativo também é eficaz para lidar com ferimentos diversos e melhora o estresse, cansaço e proporciona a sensação de calmaria.

 

 

 

 

4) Erva-de-são-joão

 

Também conhecida como ‘Erva Hiperico’, é muito indicada para quadros de depressão por possuir o ativo hipericina, que trata da doença sem inibir os receptores de forma que deixe o paciente letárgico e desanimado.

 

Desta forma, além de ser uma alternativa natural a alguns tipos de antidepressivos, essa erva pode ser usada também para reduzir estresse e tratar quadros de insônia e nervosismo.

 

 

Gostou das dicas? Confira a matéria na íntegra no Você Bonita (18/01/22)