TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire/ Temos ainda energia de sobra

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire/ Temos ainda energia de sobra

Vinicius Torres Freire/ Temos ainda energia de sobra Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire/ Temos ainda energia de sobra
Faltou energia hoje em 11 Estados, para mais ou menos 3,5 milhões de pessoas, a partir das duas da tarde. Para quem acompanha as notícias da produção e consumo da energia elétrica, foi um susto grande.

Por quê? Nestes dias de calor horrível, o Brasil está batendo recordes de consumo, com dois picos do uso de eletricidade: o normal, o do início da noite, e o anormal, no início da tarde, por causa do calor. Para piorar, as regiões que mais geram energia elétrica, no centro-sul do país, enfrentam a pior seca em quase 60 anos. Os lagos das usinas hidrelétricas estão baixos.

Por enquanto, o governo diz que houve um acidente ainda desconhecido nas linhas de transmissão entre Goiás e Tocantins. Quando há esses acidentes, é preciso desligar por algum tempo algumas linhas, pra evitar coisa pior.

Logo, o apagão de hoje nada teria a ver com excesso de consumo. Conversei com alguns engenheiros especialistas no assunto e eles dizem também que é difícil que o apagão tenha sido causado por sobrecarga, excesso de consumo, embora seja muito cedo pra saber o que aconteceu. Enfim, nesses casos de apagão, a gente sabe que o governo enrola, além de o assunto ser tecnicamente muito complicado mesmo. Vai levar algum tempo pra gente saber o que aconteceu.

Vai faltar energia, de qualquer modo? Na verdade, a capacidade total de produção de energia no Brasil por enquanto é bem maior do que o consumo. Temos ainda energia de sobra. O problema é que, pra poupar água dos lagos das hidrelétricas, a gente está usando fontes de energia mais cara, das usinas termelétricas, movidas a óleo, carvão e gás. A situação não está fácil, com calor demais e chuva de menos.

No ano passado, a gente já usou bastante dessas fontes de energia mais cara. Pra evitar que o custo extra fosse parar na nossa conta, o governo bancou a diferença. Mas, para isso, fez mais dívida, gastou mais. Esse ano vai ser a mesma coisa. Quando o governo gasta demais, os problemas aparecem em outro lado.
Mas não há motivo pra nervosismo sobre um grande apagão, por enquanto. De qualquer modo, a gente sempre pode ajudar, com um pouco de espírito público. Dá pra reduzir o desperdício de água e de energia. A gente gasta menos e todo mundo ganha.

Tema: Economia nacional
Leia mais sobre: