TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / Situação se agrava na Argentina

A Argentina está em crise feia, mais uma vez. Problemas no país vizinho e hermano logo dão duas ideias para os brasileiros.

Vinicius Torres Freire / Situação se agrava na Argentina A Argentina está em crise feia, mais uma vez. Problemas no país vizinho e hermano logo dão duas ideias para os brasileiros.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A Argentina está em crise feia, mais uma vez. Problemas no país vizinho e hermano logo dão duas ideias para os brasileiros. Uma, é que vai ficar ainda mais barato viajar para lá. Outra, mais importante e séria, é sobre os possíveis efeitos no Brasil. Sempre que houve crise na Argentina, algo de ruim aconteceu por aqui. Por vezes, era contágio. Por vezes, algum problema na economia mundial afetava os dois países ao mesmo tempo.
Primeiro, o que está acontecendo na Argentina? Está havendo uma desvalorização forte do peso argentino. O dólar está subindo muito de preço, o real também. Por quê? Porque há escassez de dólares. Por que há escassez? Por que a Argentina depende apenas do comércio exterior, da venda de seus produtos no mercado internacional, para conseguir dólares. Desde o calote de 2002, o país não tem financiamento internacional. Além do mais, dadas as intervenções do governo na economia, no mercado, há pouco investimento externo.
Mas, desde a crise de 2008, o mercado internacional ficou ruim para os produtos argentinos (e até para os nossos). Para piorar, como a inflação lá está muito alta, perto de 30% ao ano, os produtos argentinos estão caros demais para o comércio externo.
Como faltam dólares, o governo limita a compra de moeda. Como os argentinos poupam em dólares, essas limitações podem causar corridas pra comprar dólares, como ocorreu nesta semana.
O problema central é a inflação, que é causada por gasto excessivo do governo. Mas o gasto excessivo tem mantido a presidente Kirchner no poder.
Logo, a Argentina tem um problema político e econômico sério. Vai quebrar? Difícil dizer, mas o jeito argentino de fazer as coisas nos últimos doze anos se esgotou. Vão ter que mudar, e isso vai causar problemas durante algum tempo, panelaço, crise política, essas coisas. Difícil é dizer o tamanho do tumulto.
Se a Argentina viver um tumulto, isso vai nos afetar um pouco. Vamos vender menos para lá. Como somos vizinhos e um tanto parecidos, o mercado internacional pode punir também o Brasil _ontem, o dólar subiu muito aqui, para R$ 2,40. Mas a economia do Brasil hoje em dia é bem maior e mais organizada do que a Argentina. Vai sobrar alguma coisa pra gente, mas muito menos, desta vez.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais