TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire/ Seca mostra infraestrutura no limite

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire/ Seca mostra infraestrutura no limite

Vinicius Torres Freire/ Seca mostra infraestrutura no limite Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire/ Seca mostra infraestrutura no limite
Além de provocar muita piada nas redes sociais, de provocar um aumento nas vendas de ventiladores e deixar muita gente incomodada, o calor e a seca deste verão no Centro-Sul do país vão tem alguma consequência mais séria para a economia?
Por enquanto, por incrível que pareça, a seca não está provocando danos maiores na produção de alimentos e, portanto, na inflação da comida. Pelo menos, não em geral. O preçode de vários produtos básicos, como grãos e carnes, depende muito também da produção mundial, que não teve grandes acidentes.

Alguns produtos podem ficar mais caros, como o leite e verduras, por exemplo. Mas, em geral, nesta época do ano vários preços de alimentos, principalmente a comida que a gente compra na feira, tendem a subir um pouco. Justamente por causa das chuvas dessa época do ano. Em vez produção um pouco prejudicada pelo excesso de água, temos neste ano algum prejuízo por conta da seca. No final das contas, fica tudo na mesma, por enquanto.

E a energia? Como já comentamos várias vezes aqui no Jornal da Gazeta, a eletricidade está mais cara. Mas o aumento do preço não está sendo repassado para as contas, e provavelmente não será repassado até o final do ano, mais ou menos.
A seca pode ter outras consequências, difíceis de avaliar, por enquanto. Pode haver ainda mais racionamento de água na Grande Sâo Paulo. Por ora, o rodízio, que é um racionamento, afeta cerca de 2,5% dos moradores da Grande São Paulo. Mas a gente não sabe como a coisa vai ficar até março, se a chuva for pouca. Por ora, as previsões são imprecisas demais.

Mais essa seca, porém, mostrou que a infraestrutura está no limite. A produção de energia elétrica depende de usinas mais caras. O abastecimento de água está no osso. Para que a economia e a sociedade não corram riscos, é preciso investir mais em abastecimento e métodos de poupar água e luz. Há um desperdício ainda grande tanto na produção como no uso de água. Por ora, se a gente fizer um uso mais consciente de recursos, dá pra remediar situação. Mas sem investimento e políticas de controle e punição de gastos excessivos e desperdícios, a gente vai ficar cada vez mais sujeito aos azares do clima.

Tema: Economia
Leia mais sobre: