TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / Se o governo gastar menos, a situação melhora

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Se o governo gastar menos, a situação melhora

Vinicius Torres Freire / Se o governo gastar menos, a situação melhora Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Se o governo gastar menos, a situação melhora
O dólar foi a mais de R$ 2,42, chegando perto dos R$ 2,43 de agosto do ano passado, quando o Brasil sofria com o tumulto das mudanças na economia americana. O Brasil está em crise. Não. Mas está sofrendo ainda dos problemas de mudanças na economia, como vários outros países parecidos do mundo.
Esses países são chamados de "mercados emergentes". Não são os países ricos, mas os países remediados do mundo, de economias maiores, com maior potencial. O problema é que vários desses países emergentes dependem de investimentos estrangeiros para pagar suas contas. E vários deles dependem da economia da China, que compra nossos produtos principais: comida e minérios, como soja, carnes e ferro.
O que está acontecendo agora? Como já dissemos várias vezes, está havendo uma mudança na política econômica dos Estados Unidos, o que está levando muito investimento, muito dinheiro, de volta pra lá. Quando o dólar vai embora daqui e dos outros emergentes, o preço do dólar sobe.
Outra mudança mundial muito importante ocorre na China. Os chineses ainda crescem muito, mas estão diminuindo a velocidade. Crescendo mais devagar, consomem menos dos nossos produtos. Em tese, entram menos dólares aqui.
Como têm saído umas notícias ruins sobre a China, o pessoal do mercado financeiro, quem tem muito dinheiro, acha que nossa situação pode piorar e resolvem tirar uns dólares aqui, por via das dúvidas.
Então, estamos sofrendo as dores de uma mudança na economia mundial, como vários países emergentes. Os países com mais problemas, vão sofrer mais, como a Argentina. A gente está em condições muito, muito melhores que as da Argentina: nossa economia é maior, mais forte, tem mais gordura pra queimar e, apesar de algumas bobagens, não fizemos loucuras como na Argentina. Enfim, a gente tem como sair dessa.
Claro que a situação não está fácil pra ninguém. O dólar mais alto, como a gente sempre diz, pode causar mais inflação. Pra evitar inflação mais alta, os juros tem de subir. Com juros mais altos, a vida fica mais difícil, é óbvio.
Mas dá pra administra a situação, ainda mais se o governo melhorar a política econômica e gastar menos. Os tempos estão mais bicudos, mas dá pra sair desta, se a gente fizer a coisa certa.

Tema: Economia
Leia mais sobre: