TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / O rebaixamento da nota do Brasil

A nota do Brasil foi rebaixada. Para quem presta alguma atenção nas notícias de economia, essa foi a notícia da semana.

Vinicius Torres Freire / O rebaixamento da nota do Brasil A nota do Brasil foi rebaixada. Para quem presta alguma atenção nas notícias de economia, essa foi a notícia da semana.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A nota do Brasil foi rebaixada. Para quem presta alguma atenção nas notícias de economia, essa foi a notícia da semana. Mas o que significa isso, qual a relevância e qual o efeito prático?
Isso significa que o Brasil está com menos crédito na praça, segundo uma empresa que avalia o crédito de governos e de outras empresas. Essas empresas, as chamadas agências de classificação de risco, são como um serviço de proteção ao crédito: avaliam se um governo ou empresa tem bom histórico de pagamento e capacidade de pagar suas dívidas no futuro. Basicamente, é isso.
Ao rebaixar a nota do governo do Brasil, essa empresa quer dizer que se tornou um pouco mais arriscado nos emprestar dinheiro.
No entanto, todo mundo que tem muito dinheiro, os donos do dinheiro grosso do mundo, grandes investidores, bancos e fundos, já diziam isso faz muito tempo. Como assim?
De um ano e pouco pra cá, os juros dos empréstimos do governo subiram, o real se desvalorizou, a Bolsa caiu ainda mais. Isso que dizer que os grandes investidores, os chamados "mercados", nossos credores, já não estavam gostando da situação econômica aqui no Brasil.
Não que eles se importem especificamente com bem estar econômico. Eles, os chamados "mercados" estavam achando que dados os riscos de investir no Brasil, a taxa de retorno não estava compensando, melhor levar o dinheiro para outro lugar.
O rebaixamento da nota de crédito tem alguma relevância, claro. Primeiro, que a nota do governo muitas vezes acaba afetando a nota de empresas também, embora não necessariamente.
Segundo, que esse rebaixamento colocar o Brasil mais perto da "nota vermelha", vamos dizer assim. Nota vermelha significa perder o "grau de investimento". Isto é, ser considerado "investimento especulativo", de risco alto. Vários fundos de investimento, em especial fundos de pensão, são proibidos legalmente de investir em negócios com "nota vermelha". Assim, empresas brasileiras podem perder oportunidades de negócio.
Terceiro e último, ser rebaixado pega mal. A imagem econômica do Brasil já não anda muito boa. Mais uma notícia ruim não ajuda.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais