TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / Gastos do governo afetam inflação e juros

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Gastos do governo afetam inflação e juros

Vinicius Torres Freire / Gastos do governo afetam inflação e juros Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Gastos do governo afetam inflação e juros
O Ministro da Fazenda quis começar o ano com um brinde. Antecipou uma notícia que era pra sair apenas no final do mês. Que notícia? No ano passado, 2013, o governo cumpriu sua meta de poupança, que os economistas chamam de superávit primário.
O que é isso? É a diferença entre o que o governo arrecada e o que gasta. Mas nessa conta não entram as despesas com os juros da dívida. Se consideradas essas despesas, o governo sempre gasta mais do que arrecada.
O governo Dilma Rousseff tem sido muito criticado por economistas por gastar demais. Se o governo gasta demais, na situação atual do Brasil, temos dois problemas.
O primeiro, sobra menos dinheiro para pagar a dívida pública. Se a gente não paga a dívida nem os juros, a dívida cresce, todo mundo sabe disso. Quando maior a dívida, mais despesa com juros, menos dinheiro gasto com algo mais útil.
O segundo problema é que o gasto extra do governo faz com que a inflação aumente. O Brasil está vivendo uma situação de excesso de consumo. Isso fica evidente na alta dos preços e nos gastos no exterior: gastamos mais do que produzimos. Compramos mais produtos lá fora do que vendemos.
Voltando ao Ministro Mantega: ele apareceu logo no início do ano para dizer que o governo cumpriu sua meta de poupança para o ano. Mas, para começar, essa meta já tinha sido reduzida, era pequena e quase insuficiente para evitar que a dívida do governo aumente. Em segundo lugar, a meta só foi cumprida porque apareceram umas receitas extras. Isto é, o governo recebeu dinheiro extra do leilão do campo de petróleo do pré-sal, de libra, por exemplo.
Isso é mais ou menos como vender um carro para pagar as dívidas e dizer que a situação do orçamento da casa ficou equilibrada. A gente sabe que não é assim. Orçamento equilibrado é quando o salário cobre as despesas do mês, o gasto com as dívidas inclusive.
A gente está muito longe disso.
Enfim, a gente não está perto de uma crise, ok. Mas o fato de o governo gastar além da conta está prejudicando o controle da inflação, está fazendo com o que os juros subam e está fazendo com que muita gente perca a confiança na economia brasileira.

Tema: Economia
Leia mais sobre: