TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / Como escolher a melhor aplicação

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Como escolher a melhor aplicação

Vinicius Torres Freire / Como escolher a melhor aplicação Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / Como escolher a melhor aplicação
Entrou muito dinheiro nas cadernetas de poupança no ano passado, uma das duas maiores ondas de aplicação na poupança em uma década. Os brasileiros têm quase 600 bilhões de reais guardados na caderneta.
Tanta animação não é fácil de entender. No ano passado, o rendimento real da poupança foi zero. Quer dizer, as cadernetas renderam 5,85%. Mas, como a inflação foi praticamente isso, o rendimento real, o que importa, foi nenhum. Seu patrimônio não cresceu.
O que fazer? Dica de investimento é como roupa em alfaiate: tem de ser feita sob medida, para cada um.
Mas, de início, a primeira coisa a fazer é ter umas informações.
Primeiro, saiba quanto rende sua aplicação por ano e saiba quanto é a inflação. Uma aplicação financeira minimamente decente tem de dar, no mínimo, mais que a taxa de inflação anual.
Segundo, converse com o gerente do seu banco. Em geral, os gerentes vão tentar empurrar aplicações financeiras que são boas para o banco, mas não tanto pra você. Então, discuta, defenda seus interesses. Pergunte se a tal aplicação tem rendido mais que a poupança e a inflação. Lembre sempre, no entanto, que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura. Pergunte se tem o mesmo risco que a poupança. Exija os fatos.
As taxas de juros estão subindo. Logo, este ano existe a chance maior de que alguns fundos de investimento de renda fixa ou parecidos rendam mais que a poupança. Mas é preciso checar o rendimento real, descontado o imposto de renda e a taxa de administração _a poupança não tem esses custos.
A melhor alternativa, disparada, de investimento em renda fixa é emprestar dinheiro diretamente para o governo, por meio do Tesouro Direto. Procure na internet e vá ao site Tesouro Direto, do governo, que dá todas as dicas. É muito mais complicado escolher os investimentos. É preciso fazer aplicações de pelo menos um ano para ter a segurança de que o dinheiro vai render mesmo o contratado. Se você resgatar antes do prazo, pode perder dinheiro.
Mas uma aplicação de uns três anos no Tesouro Direto está rendendo 4% ao ano mais inflação. Vale a pena estudar o caso.

Tema:Economia nacional
Leia mais sobre: