TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinícius Torres Freire/ Bobagens do governo prejudicam a Petrobras -- e o País

O preço das ações da Petrobras está caindo pelas tabelas. Levaram outro tombo feio hoje, um dia depois de a empresa anunciar o lucro, o resultado do ano passado.

Vinícius Torres Freire/ Bobagens do governo prejudicam a Petrobras -- e o País O preço das ações da Petrobras está caindo pelas tabelas. Levaram outro tombo feio hoje, um dia depois de a empresa anunciar o lucro, o resultado do ano passado.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O preço das ações da Petrobras está caindo pelas tabelas. Levaram outro tombo feio hoje, um dia depois de a empresa anunciar o lucro, o resultado do ano passado.
Com um lucro de mais de 23 bilhões de reais, um aumento de 11% em relação a 2012, qual o problema com a empresa?
Tem muito problema. Primeiro, que o lucro foi inflado por receitas que não vão se repetir, que não derivam da atividade normal da empresa, tal como ganhos com a venda de alguns negócios.
Segundo, a dívida da empresa aumentou 50%, aumentou muito em relação à geração de caixa, de dinheiro. Quer dizer, a dívida está crescendo muito mais que a capacidade da Petrobras de fazer dinheiro. Desse modo, os credores ficam preocupados. Desse modo, pode ficar mais difícil para a empresa levantar o dinheiro de que precisa para fazer seus investimentos.
Por falar em investimentos, a Petrobras é a empresa que mais investe do Brasil. A petroleira é responsável por mais de 10% de todo o investimento de todas as empresas do país em novas instalações produtivas, equipamentos etc.
Por que a empresa não está gerando dinheiro suficiente? Primeiro, não vinha sendo bem administrada, até mais ou menos um dois anos. Segundo, ela é vítima de uma política errada do governo, que obriga a empresa a comprar gasolina no exterior e vender abaixo do custo no Brasil. O governo, assim, quer evitar mais inflação. Mas isso é um truque que não vai durar muito tempo e arrebenta a Petrobras, que acaba tendo menos recursos para fazer justamente o que precisa: tirar mais Petróleo do chão e transformá-lo em combustível. Por causa das bobagens do governo, a Petrobras vai investir menos este ano. É uma empresa financeiramente menos saudável.
Essa política errada do governo prejudica o país de outras formas. O preço baixo da gasolina prejudica a produção de álcool e toda o setor sucroalcooleiro, que mistura agricultura e indústria com tecnologia avançada. A má situação da Petrobras prejudica até a arrecadação de impostos e as contas do governo, pois a empresa é uma grande pagadora de tributos.
Em suma, a política do governo para a Petrobras é um desastre para o país inteiro.

Tema: Economia
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais