TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / As meias verdades de Dilma

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / As meias verdades de Dilma

Vinicius Torres Freire / As meias verdades de Dilma Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / As meias verdades de Dilma
A presidente fez hoje um daqueles seus discursos meio irados, meio confusos, como de costume.
Disse, por exemplo, que a alta da inflação é "momentânea", passageira, e que enquanto alguns preços sobem, outros caem. É meia verdade. Portanto, é meia mentira também. A presidente disse ainda que seu governo baixou impostos. Mas aumentou também, discretamente.
Primeiro, vamos falar da inflação. Sim, a inflação de março foi excepcionalmente alta por causa do preço da comida, que subiu assim de modo imprevisto por causa do mau tempo. A inflação média nos meses de março no governo Dilma até agora tinha sido de 0,47%. Neste ano, foi 0,92%, quase o dobro.
Mas o fato é que a inflação anual do governo Dilma tem ficado em torno de 6%. Neste ano, mesmo sem o número horroroso de março, a previsão era que a inflação seria ainda um pouquinho maior que a do ano passado, que já tinha sido um pouquinho maior que a de 2011. Além do mais, a maioria dos preços está subindo, 7 de cada 10 preços subiu em março.
Enfim, décimo a mais, décimos a menos, faz tempo que o eleitorado se irritou com essa inflação que frequentemente passa de 6% ao ano e que tem sido ainda maior no caso dos preços da comida. Com esse discurso, a presidente não vai convencer nem economistas nem o povo que vê tudo mais caro no supermercado.
Quanto ao imposto, a presidente disse que eles baixaram. Baixaram, para algumas empresas. No discurso, a presidente reclamava que tem sido criticada por baixar esses impostos. Economistas dizem que a essa redução de imposto fez o governo arrecadar menos, o que deixou o governo com mais déficit, no vermelho, o que acabou prejudicando a economia toda, o que é verdade. Perder receita sem cortar gasto dá problema.
Mas a presidente esqueceu de dizer que o Imposto de Renda para assalariados aumentou, na maciota. Como o governo não reajusta a tabela do imposto de renda na fonte e os salários sobem, a gente a cada ano acaba entrando em faixa de tributação mais alta e pagando mais imposto. Sem barulho, o imposto de renda do assalariado subiu.
Como a gente diz aqui, não há desastre na economia brasileira, apesar dos problemas. Mas o copo está meio cheio ou meio vazio? Meio vazio e esvaziando. Como as verdades da presidente.
Leia mais sobre: