TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / A inflação está apertando o orçamento

O ovo de páscoa estava caro, muito caro, neste ano. Foi a impressão que ficou pra muita gente.

Vinicius Torres Freire / A inflação está apertando o orçamento O ovo de páscoa estava caro, muito caro, neste ano. Foi a impressão que ficou pra muita gente.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O ovo de páscoa estava caro, muito caro, neste ano. Foi a impressão que ficou pra muita gente. Não era só impressão. Não era só o ovo de chocolate.
As vendas do da semana de páscoa foram as mais fracas desde 2009, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Sim, as vendas ainda subiram, mas a alta do faturamento foi a menor em cinco anos e ficou bem abaixo do esperado pela associação de comerciantes.
Depois do Carnaval, depois que o ano começa, como se diz, a Páscoa é a primeira grande festa para o comércio. Não teve festa. Não teve desgraça. Mas o pessoal está desanimado em relação às vendas dos dias das Mães. Este 2014 deve ser o de crescimento mais fraco das vendas do comércio desde 2009.
O que está havendo, todo mundo já sabe. A inflação está apertando o orçamento. Tudo está caro e o salário sobe mais devagar. Muita gente, aliás, deixou pra comprar ovo de chocolate depois da Páscoa. Já tem promoção de 30%, vi hoje em supermercados. O brasileiro está até bebendo menos cerveja.
As pessoas, vendo que a animação da economia já não é a mesma, evitam gastar, quando podem. O emprego está crescendo devagar. Aliás, nas grandes regiões metropolitanas, o nível de emprego está estacionado, o mesmo do ano passado. A taxa de desemprego só não está maior porque menos gente está à procura de trabalho. Os mais jovens estão preferindo estudar.
Um outro sinal de que o mercado de trabalho está esfriando é começo de problemas nas montadoras de automóveis. Está sobrando carro no pátio das montadoras. As vendas caem. Está sobrando funcionário. Para evitar demissões, as montadoras e os sindicatos dos metalúrgicos querem que o governo dê uma ajuda para financiar uma espécie de licença meio remunerada para os metalúrgicos.
Vamos repetir outra vez: a hora é de muita prudência. Quem tem a sorte de poder poupar, poupe, não só para se precaver para dias mais difíceis, mas também porque a taxa de juros está alta. Sua aplicação financeira vai render mais. Pense muito antes de entrar num financiamento de qualquer bem caro _de preferência, desista, guarde o dinheiro da prestação e compre mais tarde. Até 2015, vamos ter tempos meio complicados. É hora de prudência.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais