TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Vinicius Torres Freire / A economia vem "desmelhorando"

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / A economia vem "desmelhorando"

Vinicius Torres Freire / A economia vem "desmelhorando" Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Vinicius Torres Freire / A economia vem "desmelhorando"
Entre políticos governistas e mesmo entre empresários, vem pipocando o pedido de "volta Lula". Isto é, um movimento ainda por debaixo dos panos para que o ex-presidente seja o candidato do PT a presidente, substituindo Dilma Rousseff. O que isso tem a ver com a economia? Vamos ver.
Entre alguns governistas, o desejo da volta de Lula vem do medo de perder a eleição. Mesmo que as pesquisas eleitorais ainda apontem a presidente Dilma Rousseff como vitoriosa ainda no primeiro turno, ela vem perdendo votos, chegando perto do nível de desprestígio da época dos protestos de junho do ano passado. Foi então que a popularidade de Dilma chegou ao fundo do poço.
A economia nem de longe vive uma situação de crise como já vimos tantas vezes no passado. Aliás, em certos aspectos, a situação econômica e social é a melhor da história, como no caso do desemprego baixo e da renda.
Mas a economia vem "desmelhorando". Quer dizer, as melhoras são cada vez menores. Seja por desconfiança política no governo seja por algumas pioras econômicas, como no caso da inflação, o fato é que a confiança dos consumidores e dos empresários, grandes ou pequenos, vem caindo.
A confiança do consumidor na economia é a mais baixa de 2009, segundo a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, uma das melhores do setor. Vamos lembrar que 2009 foi ano de crise no mundo e no Brasil, de uma pequena recessão e de aumento de desemprego.
Segundo a pesquisa, para 43% dos consumidores, a situação econômica está ruim; está boa para apenas 14%. Outras pesquisas mostram tendências semelhantes: a confiança cai desde março, abril do ano passado. Uma pesquisa do Datafolha, do início deste mês, mostra que desde a metade do ano passado vem aumentando o número de eleitores para quem a inflação vai subir. 65% do eleitorado acha que a inflação vai subir.
Ou seja, a baixa do prestígio da presidente coincide com a impressão do eleitorado de que a situação econômica piorou, mesmo não tendo piorado. Inflação mais alta e melhoras mais lentas na renda e no emprego causaram insegurança econômica na população. Afora outros problemas, como escândalos no governo, isso está ajudando a derrubar a votação de Dilma, pelo menos por enquanto.
Leia mais sobre: