TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Na Venezuela, impeachment pode levar a conflito

Pois é. A Venezuela não dá folga para a gente. E as novidades, como sempre, são muito ruins.

Na Venezuela, impeachment pode levar a conflito Pois é. A Venezuela não dá folga para a gente. E as novidades, como sempre, são muito ruins.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Pois é. A Venezuela não dá folga para a gente. E as novidades, como sempre, são muito ruins. Nicolas Maduro anunciou que, a partir de amanhã, as repartições públicas seriam fechadas todas as sextas-feiras. E isso para economizar eletricidade. E será que existe uma crise hídrica em Caracas? Sim, existe. Mas o governo poderia ter construído usinas termoelétricas. Eles têm petróleo suficiente para isso. Mas não têm competência. E também agora não têm mais dinheiro. Em Caracas, falta água e falta luz. Os shopping centers só funcionam do meio-dia às sete da noite. Enquanto isso, continua o confronto entre Maduro e a Assembleia, onde, em dezembro, a oposição elegeu dois terços dos deputados. Há uma semana, a Assembleia aprovou uma anistia para os quase 80 presos políticos, entre eles dois líderes da oposição. Maduro disse que vai vetar. A Assembleia também estuda a aprovação de um referendo revogatório. Os eleitores diriam se querem ou não que Maduro fique até o fim do mandato, em abril de 2019. Mas o Judiciário já avisou que não deixará que os deputados abreviem o mandato do presidente. O Judiciário é manipulado pelo governo. É obediente a Nicolas Maduro. Vejam que os tribunais nada fizeram, para punir os responsáveis pelas 245 mortes, no ano passado, nos confrontos entre o governo e a oposição. Foi preciso que uma organização humanitária estrangeira, a Human Rights Watch, denunciasse há alguns dias essa carnificina. Mas toda essa barbaridade é possível por uma razão muito simples. O partido do governo tem uma milícia armada. E essa milícia funciona segundo a mais escandalosa impunidade. É por isso que o impeachment de Maduro é uma operação muito, mas muito delicada. A milícia pode reagir de arma em punho. E a Venezuela, que já está falida e onde faltam comida e medicamentos, embicaria numa guerra civil. Isso é trágico, e só de pensar eu fico com o cabelo em pé. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também