TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Venda de veículos novos cai 20% em 2016

No Brasil, já chegaram a ser vendidos 3 milhões e 900 mil veículos por ano.

Venda de veículos novos cai 20% em 2016 No Brasil, já chegaram a ser vendidos 3 milhões e 900 mil veículos por ano.
Logo do programa Jornal da Gazeta
No Brasil, já chegaram a ser vendidos 3 milhões e 900 mil veículos por ano. Foi lá por volta de 2013. Era provavelmente um exagero. Mas talvez 3 milhões por ano talvez não fosse demais.
No ano passado, foram vendidos 2 milhões veículos, incluindo carro, a maioria, e veículos comerciais leves, caminhões, ônibus. Só no ano passado, a queda nas vendas foi de 20%, disse hoje a Fenabrave, a associação dos revendedores.
Mesmo assim, a coisa despiorou um pouco ao longo do ano. Lá pelo meio de 2016, a queda anual nas vendas andava pela casa de 29%.
Hoje, a indústria brasileira tem capacidade de fabricar mais 5 milhões de veículos. Ou cerca de 4 milhões e 600 mil carros de passeio. Está fabricando 2 milhões e 100 mil. Mais da metade da indústria está desocupada.
Como se sabe, a indústria de veículos é muito importante. Parece não empregar muita gente, 123 mil pessoas na montagem dos carros. Mas, só nas revendedoras, são quase 400 mil empregos. Nas fábricas que fornecem peças e materiais para as montadoras, outras centenas de milhares. É um negócio gigante e central na economia brasileira. Se vai mal, vai muita coisa mal.
Está se recuperando? Como dissemos, ainda não. Está despiorando. Isto quer dizer, as quedas nas vendas e na produção estão menores. Se continuarem nesse ritmo, a partir da metade do ano deixam de cair.
Segundo a Fenabrave, as vendas devem aumentar mais de 2% este ano. Tomara. No ano passados, as montadoras e revendedoras erraram feio suas previsões, infelizmente, que estava muito otimistas.
Dá pra ser otimista neste ano? Um pouquinho mais. A inflação está caindo e comendo menos os salários. As taxas de juros vão cair bem. Não é grande coisa, mas pelo menos deve ser o bastante para fazer com que a economia pare de encolher, depois de três anos de sangria horrenda.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais