TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

União Europeia é um bonito sonho em risco

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

União Europeia é um bonito sonho em risco Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Imaginem se a gente falasse da União Europeia, como se fosse um campeonato de futebol. No último domingo, o placar teria sido de um a um. A Europa saiu ganhando na Áustria, onde o candidato da extrema direita perdeu a eleição, e não será primeiro-ministro. Mas a Europa perdeu feio na Itália. O primeiro-ministro, Matteo Renzi, submeteu a referendo uma reforma da Constituição. Teve só 40 por cento dos votos. Os maiores adversários dele são os populistas do Movimento Cinco Estrela. Eles querem que, num primeiro momento, a Itália saia da zona do Euro. Acreditam que o euro é responsável pela crise econômica, que em oito anos encolheu em 12 por cento a economia italiana. Isso é mentira. Mas a Itália é hoje apenas um sintoma. Outros sintomas estão no peso eleitoral dos inimigos da União Europeia, nas eleições do ano que vem na França e na Holanda. Esses inimigos da Europa não vão necessariamente ganhar. Na França, por exemplo, é hoje impensável que Marine Le Pen, da extrema direita, derrote o liberal François Fillon. Mas os extremistas ganham espaço político. Fazem muita marola. E há também a extrema direita que se fortalece na Polônia, e em outros cantos do Leste Europeu. Essa gente sonha com a volta do Estado nacional. Exatamente aquele em que as tensões, se não eram resolvidas pela diplomacia, acabavam em guerra. A União Europeia foi justamente uma vacina contra essa lógica, que enchia os cemitérios de defuntos militares e civis. A União Europeia foi uma obra prima de arquitetura política. Os interesses de uns e de outros ficam tão dependentes, que ninguém mais pegava em armas para resolver divergências. O perigo de desagregação começou com o referendo de junho no Reino Unido. Os britânicos vão sair de vez da União Europeia, e hoje foi publicado um calendário, que põe fim a esse casamento em outubro de 2018. Mas eu quero continuar otimista. A Europa unida foi um sonho muito bonito para acabar e sair pelo ralo. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais