TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Um presente para empresas do Simples

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Um presente para empresas do Simples Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Está para sair uma notícia importante para quem tem empresa e paga impostos pelo Simples. Os deputados estão para votar um projeto de refinanciamento de dívidas, parecido com o que foi aprovado no mês passado para empresas maiores.
Isto é, querem aprovar um Refis para pequenas e microempresas, e também para microempreendedores individuais.
O que seria isso? Primeiro, poderia ser reaberto e aumentado o prazo para refinanciamento de dívidas de pequenas empresas com o governo federal, impostos atrasados e multas. O prazo poderia ser de até 180 meses. Quer dizer, 15 anos.
Sobre as multas e juros, poderia haver abatimento de até 90%. No ano passado, foi aprovado um projeto que permitia apenas refinanciar a dívida. Agora, deve ter perdão de encargos.
Quantas empresas podem ser beneficiadas? Cerca 550 mil. É muita gente. Pode ser o seu caso, do seu negócio e o da microempresa de muito autônomo.
Ainda no final de outubro, o Congresso aprovou medida parecida para empresas que pagam impostos pelo Simples, medida que foi incluída no Refis das grandes empresas. Mas o presidente Michel Temer vetou a lei, que era ilegal. Seria preciso uma lei complementar, diferente, para as empresas do Simples.
Pois então. Os deputados estão correndo para aprovar essa nova lei. Colocaram o projeto em regime de urgência. Em tese, a mudança pode ser aprovada a partir de hoje.
É boa coisa? Por vezes, é preciso refinanciar dívidas. É melhor do que deixar que empresas quebrem. No entanto, se isso é feito com frequência, as empresas começam a fazer o seguinte jogo: já que vai ter algum perdão e refinanciamento, nem pago impostos.
Isso acaba reduzindo a receita do governo, que está em uma pindaíba terrível, à beira de não ter como pagar despesas essenciais e cortando investimento.
Seja como for, é bom prestar atenção. Pode vir por aí mudança importante para a vida de meio milhão de pequenos e microempresários.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais