TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Trump retira EUA do acordo nuclear com Irã Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
"A notícia é muito, mas muito grave. Donald Trump, no momento em que trabalha com uma das mãos para tirar a bomba atômica da Coreia do Norte, com a outra mão empurra o Irã na direção da fabricação dessa mesma bomba. O presidente anunciou que o país dele está se retirando do acordo de 2015, que limitava o programa nuclear do Irã à inocente produção de eletricidade.

Isso não significa que a bomba atômica iraniana voltará a ser imediatamente fabricada. O Irã terá ainda o apoio da Rússia e da China, dos alemães, franceses e britânicos, que também assinaram o acordo de 2015. Mas as sanções econômicas dos americanos devem voltar como uma enorme mão de ferro para esmagar aquele país.

A economia do Irã vai mal das pernas. Uma seca de seis anos arruinou a agricultura. Depois que Trump chegou à Casa Branca, bancos americanos não fecham mais negócios com empresas iranianas. As fábricas têm dificuldades para comprar peças para suas máquinas. O cenário é de mais desemprego e mais inflação. Em termos políticos, quem se enfraquece é o presidente Hassan Rouhani, um moderado que agora perde espaço para os religiosos mais ortodoxos e radicais do islamismo xiita.

A questão é saber até onde Donald Trump quer chegar. O jornal Washington Post diz que ele está rodeado de pessoas que apostam na queda do regime teocrático, imposto pelos aiatolás ao Irã em 1979. Mas não é fácil derrubar essa gente. A história nos diz que, em caso de ameaça externa, os iranianos se juntam e fortalecem o governo. Aconteceu em 1953, quando americanos e ingleses tentaram depor o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh.

Sobra agora uma pergunta. Será que o Irã vai continuar a permitir que suas instalações nucleares sejam monitoradas pela Agência Internacional de Energia Atômica? É uma inspeção feita dentro do próprio país e por câmeras de televisão, ligadas à sede da agência, em Viena, na Áustria. Em resumo, com Donald Trump estamos dando um salto no escuro. É assim que o mundo gira. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais