TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Trump esfria relações com Cuba

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Trump esfria relações com Cuba Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Até agora, para o presidente Donald Trump, a América Latina tinha só o tamanho e a cara México, e era uma questão de comércio e imigrantes ilegais. As medidas que Trump anunciou hoje em Miami, para esfriar as relações com Cuba, têm pouca motivação com os cubanos. É muito mais o intercurso amoroso, entre a Casa Branca e a direita do partido republicano no estado da Flórida. Trump é aliado dos senadores Marco Rubio e Mario Diaz-Balart. Eles são descendentes de cubanos que emigraram depois que Fidel Castro tomou o poder, em 1959. Trump tenta agora desmontar a herança de reconciliação, que recebeu de Barack Obama. Trump mantém o embargo comercial e põe um freio na livre circulação de pessoas, que é uma maneira de designar o turismo americano na Ilha do Caribe. Mas vejam bem. Trump não vai fechar a embaixada americana em Havana, que Obama abriu em 2015, pondo fim a 60 anos de um vazio de relações diplomáticas. Mas o governo americano promete adotar novos controles para as viagens de turismo, e dificultar o comércio com empresas estatais cubanas. Serão também prejudicados os programas de cooperação na área científica. Os americanos tiravam algum proveito das pesquisas cubanas em imunologia. Trump agora argumenta que os Estados Unidos estão desapontados, com o balanço muito pobre, que Cuba apresenta no campo dos direitos humanos. Ele tem razão. Mas se direitos humanos fossem um critério de verdade, Trump não estaria bajulando a Arábia Saudita. Vejam que a ditadura cubana continua a ser uma ditadura. Acontece que relações com os Estados Unidos ajudavam a mudar a mentalidade das novas gerações de cubanos, que querem celular e internet. A circulação de informações apodrece o monolitismo político do ditador Raúl Castro, o irmão de Fidel, que morreu no ano passado. No fundo, a extrema-direita do partido republicano, em que Trump está mergulhado, voltou a andar de mãos dadas com os ortodoxos do partido comunista de Cuba. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais