TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Trava nas reformas afetaria economia

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Trava nas reformas afetaria economia Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A crise mais severa está ficando pra trás, como disse o presidente Temer. Mas estamos longe de uma retomada mais consistente. A economia está se recuperando em ritmo bem lento, que pode ficar mais lento com a crise política, que o presidente, no exterior, está querendo fazer de conta que não existe. Ele viajou. Mas a crise ficou e com mais incertezas. Basta ver como o noticiário econômico está focado na queda da inflação, dos juros e nas reformas. O Banco Central, no relatório trimestral, prevê inflação de apenas 3,8%, este ano, e abaixo da meta, também, no ano que vem. Manteve a previsão de expansão de 0,5% da economia, mais pelo crescimento do PIB no primeiro trimestre, os dados de atividade de abril e do começo de maio. Depois houve um divisor de águas: a delação da JBS, que jogou incertezas no cenário político, ao envolver, diretamente, o presidente Temer. E isso pode atingir a economia. De um lado, pelo impacto que pode ter na confiança e nos investimentos. Os agentes econômicos vão adiando decisões à espera de uma definição de cenário. De outro, pelo comprometimento das reformas. Voltamos, na política, ao ponto que estávamos pouco mais de um ano atrás, sem saber se o presidente fica ou não fica, e, ficando, se terá governabilidade. Isso já está tendo influência no andamento das reformas. Por mais que o governo tente minimizar a derrota com a rejeição da reforma trabalhista pela Comissão de Assuntos Sociais, foi uma indicação de perda de força. Perdeu votos na própria base. Se a reforma trabalhista, que tem menos resistência, está enroscando, as dificuldades devem ser maiores com a da Previdência, mais importante do ponto de vista de ajuste das contas públicas e a que enfrenta maior oposição. Sendo que é a que vai mexer mais com a confiança, a atração de investimentos, o comportamento do mercado. Quando o Banco Central destaca as incertezas de cenário está considerando mais esse aspecto. Uma trava nas reformas pode ter impacto bem negativo sobre a economia, podendo mexer até com a inflação, se o dólar ficar mais pressionado. É por isso que, mesmo num ambiente de atividade ainda fraca e inflação baixa, cogita a redução do ritmo de corte dos juros. Que pode não acontecer se não houver surpresas mais negativas até a próxima reunião do Copom, em julho. Eu volto na segunda. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais