TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Tensão entre israelenses e palestinos aumenta em Gaza

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Tensão entre israelenses e palestinos aumenta em Gaza Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Política Internacional com João Batista Natali.

"A situação esquentou no eterno conflito entre Israel e os palestinos. E já são hoje no mínimo 12 palestinos mortos por soldados israelenses na Faixa de Gaza. Esse território de 2 milhões de habitantes pertencia até 1967 ao Egito. Foi conquistado por Israel na Guerra dos Seis Dias. Chegou ter colônias judaicas, mas elas foram desmanteladas e as terras devolvidas aos palestinos em 2005.

Naquela época, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, tinha o plano de fazer a mesma coisa com a Cisjordânia, onde há colônias judaicas e quase 3 milhões de palestinos. Mas Sharon teve um AVC e morreu em 2014. O partido islâmico Hamas ganhou as eleições de Gaza e passou a praticar uma política agressiva com Israel, lançando mísseis artesanais . Isso contrastava com a predisposição ao diálogo da Autoridade Nacional Palestina, que tem o poder na Cisjordânia.

Pois bem, o Hamas está por trás das manifestações que hoje degeneraram em violência. Elas deveriam durar pacificamente por seis semanas. A ideia era pedir de volta das terras confiscadas por colonos judeus há 70 anos, quando o Estado de Israel foi criado. Mas grupos de ativistas se aproximaram da cerca que separa Gaza de Israel e passaram a atirar bombas incendiárias. Os soldados israelenses reagiram, e tudo deu em tragédia.

A tensão entre palestinos e israelenses aumentou desde 2014, quando fracassou a última tentativa de paz, intermediada pelos Estados Unidos. E aumentou ainda mais com Donald Trump, que arrebentou com um dos tabus da região, ao determinar que a embaixada americana em Israel fosse transferida para Jerusalém. É na metade oriental dessa cidade os palestinos querem instalar a capital de um Estado independente.

Quem também sai ganhando nessa história é Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, que está balançando com escândalos de corrupção. Mas Netanyahu refaz artificialmente a unidade dos israelenses em torno dele, quando existe qualquer ameaça ou violência palestina. É assim que o mundo gira. Boa noite."
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais