TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Temer precisa do voto dos ruralistas

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Temer precisa do voto dos ruralistas Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O governo Temer mudou um tanto a definição do que é trabalho escravo, forçado e coisas assim. Deu confusão. Não é a primeira vez em que o governo baixa uma medida ouvindo mais a voz dos empresários do que do resto da sociedade.
Nem vai ser a última. Daqui a pouco, o Congresso pode votar uma grande mudança na lei dos planos de saúde, que é ainda um projeto de lei, imenso. Mas, para dar um aperitivo, a gente pode dizer que uma das ideias é liberar os aumentos do preço dos planos para maiores de 60 anos, o que era vetado.
Vai dar alguma confusão, como se pode imaginar. Até agora, apenas empresas do ramo e alguns economistas são favoráveis às mudanças.
O problema com a portaria do trabalho escravo não vai ser o único da área. Agora em novembro, entra em vigor a reforma trabalhista, aprovada neste ano no Congresso, com grande apoio do governo Temer.
Juízes, procuradores e fiscais do trabalho prometem barrar a aplicação de várias das mudanças previstas na reforma trabalhista. Dizem que vários itens são inconstitucionais, como a possibilidade de terceirização ampla e a contratação por trabalho temporário, intermitente, por algumas horas do dia. Vai dar mais confusão.
No caso do trabalho escravo, o ministério do Trabalho baixou uma portaria nesta semana, tornando mais rígidas as definições do que seria trabalho escravo ou forçado ou degradante. Além do mais, a norma diminui o poder dos fiscais do trabalho e diz que apenas o ministro do Trabalho tem poder de dar a ordem de publicar a lista suja das empresas que sujeitam trabalhadores a condições degradantes ou parecidas com a da escravidão.
A portaria é tão mal redigida e os critérios parecem tão rígidos que, dizem os críticos, quase nada poderia ser enquadrado na categoria de trabalho escravo. Os procuradores do trabalho, da República, fiscais e um mundaréu de gente criticam a portaria. Empresários do campo, da construção civil e da indústria aplaudiram a mudança.
Temer diz que o governo vai revisar a portaria. Mas só depois que o Congresso votar se aceita ou não a denúncia contra ele. Até lá, o presidente precisa do voto dos ruralistas.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais