TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Suécia arquiva ação contra Assange, do Wikileaks

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Suécia arquiva ação contra Assange, do Wikileaks Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O Wikileaks é o mais competente grupo anarquista da internet. Desde que foi criado, em 2006, já vazou algo em torno de 10 milhões de documentos, militares e diplomáticos. O grande mentor da equipe é o jornalista australiano Julian Assange. Ele está, desde 2012, exilado na embaixada do Equador em Londres. Por causa da grande confusão em escala planetária que ele e o grupo dele criaram, Assange tinha medo de ser preso e extraditado para os Estados Unidos, onde ele é visto como espião e criminoso. Eis que em 2010, uma cidadã sueca o acusou de violência sexual. Assange, que está hoje com 45 anos, sempre argumentou que a relação dele com a moça foi consentida. E acusava o processo de ser político. Pois hoje, sexta-feira, a procuradoria da Suécia arquivou o processo, por falta de novas pistas para investigar. Mas não é por isso que Assange poderá circular livremente pelo mundo. O Reino Unido tem uma ordem de prisão contra ele. E ele não pode correr o risco de sair da embaixada do Equador. Qualquer embaixada é um pedacinho de território do país que representa. O Equador deu asilo a Assange, porque o presidente do país, Rafael Correa, ainda era de esquerda, e queria irritar os Estados Unidos. O governo americano não perdoa o Wikileaks por causa dos documentos que o site divulgou. São relatórios sobre desastres militares do Pentágono durante a invasão do Iraque. Foi o manual secreto para os carcereiros, que torturavam psicologicamente os suspeitos de terrorismo islâmico, presos na base de Guantánamo. E aqui no Brasil, a revelação de que a espionagem americana grampeava os telefonemas de Dilma Rousseff. O Wikileaks também vazou, no ano passado, a correspondência de um assessor de Hillary Clinton. O adversário dela, Donald Trump fez propaganda com esse material. Se Assange um dia entrar nos Estados Unidos, ele vai ser preso. E poderá até cumprir uma pena de prisão perpétua. Trump é um ingrato. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais