TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

A saída, agora, é trocar a diretoria da Petrobras

A saída, agora, é trocar a diretoria da Petrobras
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Há um poço sem fundo na Petrobras. Não têm fim o buraco onde se acumulam as más notícias sobre a empresa. Hoje, o jornal "Valor Econômico" publicou reportagem que dá vários indícios de que a direção da empresa sabia faz muito tempo de várias roubanças e malfeitos. Pelo menos em público, não contou nada a ninguém. E daí?
Isso tem mais consequências econômicas e finaneiras para a empresa, além de causar problemas policiais, judiciais e políticos ainda mais graves.

Até agora, havia mais suspeitas do que elementos concretos para se dizer que a atual direção da empresa sabia da lambança e acobertava os problemas. Agora, está aberta a porta para mais processos, no Brasil e também lá fora, pois as ações da Petrobras também são negociadas nas bolsas americanas. Processos ainda mais sérios nos Estados Unidos não apenas vão causar um dano não apenas à imagem da empresa, mas da sua capacidade de fazer negócios e de levantar financiamentos. Vai causar um dano à imagem e aos negócios das empresas brasileiras em geral, pois o mercado brasileiro vai ser considerado ainda mais de alto risco.

As consequências políticas aqui no Brasil já começaram. A oposição quer a demissão da atual diretoria e um processo judicial. A atual diretoria, de resto, é de confiança da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, a crise política vai piorar. E crise política não faz nada bem à economia, que já vai mal.
O preço das ações da Petrobras caiu hoje 5%. Já estava no nível mais baixo em quase uma década. Mesmo horrível, isso é fichinha perto do que pode acontecer. Empresas brasileiras de outros setores já estão desistindo de tomar empréstimos no exterior, pois o aumento da desconfiança como Brasil elevou as taxas de juros. Sem empréstimos, fica difícil tocar investimentos. No caso da Petrobras, sabe-se lá quando a empresa vai poder levantar recursos de novo.

Já estava endividada demais, pois fatura de menos e gasta demais, por ordem do governo. Agora, sua reputação, seu crédito, está no lixo. Não resta alternativa a não ser trocar toda a diretoria e mudar toda a política para a empresa nos últimos quatro anos, do mesmo modo como a presidente Dilma Rousseff prometeu fazer com a política econômica. De outro modo, há o risco de que seja destruída a maior empresa do país, também patrimônio público.

Veja também