TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A saída, agora, é trocar a diretoria da Petrobras

Há um poço sem fundo na Petrobras. Não têm fim o buraco onde se acumulam as más notícias sobre a empresa.

A saída, agora, é trocar a diretoria da Petrobras Há um poço sem fundo na Petrobras. Não têm fim o buraco onde se acumulam as más notícias sobre a empresa.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Há um poço sem fundo na Petrobras. Não têm fim o buraco onde se acumulam as más notícias sobre a empresa. Hoje, o jornal "Valor Econômico" publicou reportagem que dá vários indícios de que a direção da empresa sabia faz muito tempo de várias roubanças e malfeitos. Pelo menos em público, não contou nada a ninguém. E daí?
Isso tem mais consequências econômicas e finaneiras para a empresa, além de causar problemas policiais, judiciais e políticos ainda mais graves.

Até agora, havia mais suspeitas do que elementos concretos para se dizer que a atual direção da empresa sabia da lambança e acobertava os problemas. Agora, está aberta a porta para mais processos, no Brasil e também lá fora, pois as ações da Petrobras também são negociadas nas bolsas americanas. Processos ainda mais sérios nos Estados Unidos não apenas vão causar um dano não apenas à imagem da empresa, mas da sua capacidade de fazer negócios e de levantar financiamentos. Vai causar um dano à imagem e aos negócios das empresas brasileiras em geral, pois o mercado brasileiro vai ser considerado ainda mais de alto risco.

As consequências políticas aqui no Brasil já começaram. A oposição quer a demissão da atual diretoria e um processo judicial. A atual diretoria, de resto, é de confiança da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, a crise política vai piorar. E crise política não faz nada bem à economia, que já vai mal.
O preço das ações da Petrobras caiu hoje 5%. Já estava no nível mais baixo em quase uma década. Mesmo horrível, isso é fichinha perto do que pode acontecer. Empresas brasileiras de outros setores já estão desistindo de tomar empréstimos no exterior, pois o aumento da desconfiança como Brasil elevou as taxas de juros. Sem empréstimos, fica difícil tocar investimentos. No caso da Petrobras, sabe-se lá quando a empresa vai poder levantar recursos de novo.

Já estava endividada demais, pois fatura de menos e gasta demais, por ordem do governo. Agora, sua reputação, seu crédito, está no lixo. Não resta alternativa a não ser trocar toda a diretoria e mudar toda a política para a empresa nos últimos quatro anos, do mesmo modo como a presidente Dilma Rousseff prometeu fazer com a política econômica. De outro modo, há o risco de que seja destruída a maior empresa do país, também patrimônio público.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais