TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Ruralistas estão chantageando Temer

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Ruralistas estão chantageando Temer Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A gente está cansada de ouvir que o governo está na pindaíba, certo?
Que o governo corta o dinheiro para fazer investimentos em obras.
Que um dos motivos da reforma da Previdência é reduzir gastos, porque o governo está no vermelho e a dívida pública cresce sem parar.
Pois bem empresários da cidade e do campo querem aumentar o rombo do governo. Não querem pagar impostos atrasados e suas multas.
Para isso, contam com a ajuda de deputados, onde as bancadas dos ruralistas e do empresariado são enormes. Se não conseguirem perdão de dívidas, ameaçam votar contra o governo no Congresso.
O que é essa mumunha?
Em fevereiro, o governo baixou mais uma medida provisória que permite a renegociação de dívidas de impostos atrasados, de multas e juros. Para empresas.
Era até uma medida provisória razoável. Tem muita empresa em dificuldade, a crise foi feia. Mas era um parcelamento apenas, na prática.
Agora, os deputados querem perdoar juros, multas e parcelar o imposto em até 13 anos. Um presentão.
No caso dos ruralistas, dos empresários do campo, eles querem dar um jeito de não pagar o Funrural, que a Justiça mandou que eles pagassem.
O que é Funrural? Em resumo, é a contribuição dos empresários rurais para a Previdência dos trabalhadores do campo. Isso mesmo. Não querem contribuir para a Previdência, que é deficitária e que o governo quer reformar.
É obviamente um escândalo, de várias maneiras.
Primeiro, porque todo mundo no país está fazendo sacrifício. Se algumas empresas precisam refinanciar dívidas para não quebra, ok. Perdão de dívidas ou pagar a perder de vista, não dá.
Segundo, isso é chantagem. O governo Temer é impopular e está desesperado por votos no Congresso. Usar a votação de reformas para ganhar dinheiro é um nojo,
Terceiro, esses programas de refinanciamento de dívidas são um problema. São chamados de Refis. Nos últimos tempos, tem aparecido um Refis a cada dois anos. Se vai ter Refis, refinanciamento, perdão de dívida daqui a pouco, o que o sujeito faz? Não paga o imposto, esperando o perdão de juros e multa. É como pegar um empréstimo no banco, sem juros, coisa que só o trouxa do governo faz, às custas de todo mundo.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais