TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Ricardo Carvalho / Proteção ao boto cor-de-rosa é uma importante vitória

O lado preservação de animais da imensa pauta do meio ambiente teve uma importantíssima vitória na sexta-feira, com a publicação no diário oficial da união das medidas que protegem o boto cor-de-rosa que vive na Amazônia e estava seriamente ameaçado de extinção, por conta de uma pesca altamente predatória.

Ricardo Carvalho / Proteção ao boto cor-de-rosa é uma importante vitória O lado preservação de animais da imensa pauta do meio ambiente teve uma importantíssima vitória na sexta-feira, com a publicação no diário oficial da união das medidas que protegem o boto cor-de-rosa que vive na Amazônia e estava seriamente ameaçado de extinção, por conta de uma pesca altamente predatória.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O lado preservação de animais da imensa pauta do meio ambiente teve uma importantíssima vitória na sexta-feira, com a publicação no diário oficial da união das medidas que protegem o boto cor-de-rosa que vive na Amazônia e estava seriamente ameaçado de extinção, por conta de uma pesca altamente predatória.
A publicação no diário oficial foi uma vitória do Ministério do Meio Ambiente, porque esta decisão estava sendo adiada pelo Ministério da Pesca, que assina junto o documento. É que o Ministério da Pesca estava estudando o que poderia ser feito com os pescadores que, em tese, ficariam sem trabalho.
O boto está, na verdade, sendo caçado para a sua carne servir de isca para um outro peixe que, nesta época, se reproduz aos milhares, a piracatinga, conhecida como douradinha e que é enviada para São Paulo, para o nordeste e também contrabandeada para a Colômbia.
Um estudo publicado ainda em 2011 mostrou que em apenas 10 anos a população de botos foi reduzida pela metade. Há relatos que, em algumas regiões, chegaram a matar, em um único dia, 40 botos, o que é um absurdo.
Com as medidas restritivas publicadas no Diário Oficial está proibida a pesca do boto por cinco anos a partir de janeiro do ano que vem e, até lá, se imagina que, infelizmente, pelos menos mil botos serão mortos.
Como se sabe, a lei brasileira de crimes ambientes, que é uma das mais avançadas do mundo, leva à cadeia os infratores e é um crime inafiançável. Inclusive para os donos de frigoríficos que são os grandes incentivadores da pesca do boto, a qualquer custo.
Ambientalistas do mundo inteiro devem comemorar estas medidas restritivas, porque não é sempre que um Ministério do Meio Ambiente consegue vitórias assim... Foi, inclusive, a vitória do bom senso, porque o desaparecimento do boto iria, sem dúvida, provocar um imenso desequilíbrio ecológico na Amazônia e aí, sim, é que os pescadores ficariam realmente sem trabalho. Mais informações sobre o assunto? Pois não. É só mandar um email para sustentabilidade@tvgazeta.com.br que eu vou ter o prazer de responder. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais