TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Ricardo Carvalho / Proteção ao boto cor-de-rosa é uma importante vitória

Ricardo Carvalho / Proteção ao boto cor-de-rosa é uma importante vitória
Logo do programa
O lado preservação de animais da imensa pauta do meio ambiente teve uma importantíssima vitória na sexta-feira, com a publicação no diário oficial da união das medidas que protegem o boto cor-de-rosa que vive na Amazônia e estava seriamente ameaçado de extinção, por conta de uma pesca altamente predatória. A publicação no diário oficial foi uma vitória do Ministério do Meio Ambiente, porque esta decisão estava sendo adiada pelo Ministério da Pesca, que assina junto o documento. É que o Ministério da Pesca estava estudando o que poderia ser feito com os pescadores que, em tese, ficariam sem trabalho. O boto está, na verdade, sendo caçado para a sua carne servir de isca para um outro peixe que, nesta época, se reproduz aos milhares, a piracatinga, conhecida como douradinha e que é enviada para São Paulo, para o nordeste e também contrabandeada para a Colômbia. Um estudo publicado ainda em 2011 mostrou que em apenas 10 anos a população de botos foi reduzida pela metade. Há relatos que, em algumas regiões, chegaram a matar, em um único dia, 40 botos, o que é um absurdo. Com as medidas restritivas publicadas no Diário Oficial está proibida a pesca do boto por cinco anos a partir de janeiro do ano que vem e, até lá, se imagina que, infelizmente, pelos menos mil botos serão mortos. Como se sabe, a lei brasileira de crimes ambientes, que é uma das mais avançadas do mundo, leva à cadeia os infratores e é um crime inafiançável. Inclusive para os donos de frigoríficos que são os grandes incentivadores da pesca do boto, a qualquer custo. Ambientalistas do mundo inteiro devem comemorar estas medidas restritivas, porque não é sempre que um Ministério do Meio Ambiente consegue vitórias assim... Foi, inclusive, a vitória do bom senso, porque o desaparecimento do boto iria, sem dúvida, provocar um imenso desequilíbrio ecológico na Amazônia e aí, sim, é que os pescadores ficariam realmente sem trabalho. Mais informações sobre o assunto? Pois não. É só mandar um email para sustentabilidade@tvgazeta.com.br que eu vou ter o prazer de responder. Boa noite.

Veja também