TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Retrocesso dos direitos civis nos EUA

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Retrocesso dos direitos civis nos EUA Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Qualquer governante autoritário e vaidoso tem dificuldades para lidar com aquilo que o contraria. É o caso de Donald Trump. Ele levantou hoje cedinho e disparou twitters em que amaldiçoava o destino, por causa da entortada que levou na véspera. Vamos recapitular. Os Estados Unidos decretaram uma sobretaxa para a importação de aço de alguns países, como o Brasil e a União Europeia. Em resposta, os europeus adotaram uma sobretaxa para a importação de produtos americanos emblemáticos. Entre eles, as motocicletas Harley-Davidson. Se não estivéssemos num mundo globalizado, a diretoria da Harley colocaria o rabo entre as pernas e começaria a chorar, porque a sobretaxa poderia encarecer em 2 mil dólares cada motocicleta vendida na Europa. Mas a fábrica é pragmática. E anunciou que vai transferir parte da produção para a Tailândia, e assim escapar da sobretaxa dos europeus. Trump acredita que o protecionismo serve para manter os empregos dos americanos. Pois, ao transferir parte da produção para a Ásia, a Harley-Davidson leva junto esses mesmos empregos, e deixará milhares de americanos desempregados. E por simples curiosidade. A empresa foi fundada em 1903 e fabrica 241 mil motocicletas por ano. Ela teve no ano passado um lucro líquido de 522 milhões de dólares. Mas o dia não foi inteiramente trágico para Donald Trump. No final da manhã, a Corte Suprema considerou constitucional o decreto que vetava o ingresso de cidadãos de cinco países muçulmanos, como o Irã e a Síria. O decreto de Trump estava na gaveta desde o começo do ano passado. Antes de chegar à Corte Suprema, foi considerado ilegal por tribunais de instância inferior. E o que mudou? Pois o que mudou foi a instrumentalização de Trump em favor do pensamento conservador. Ele nomeou um ministro muito reacionário ao Supremo, e com isso conseguiu uma votação hoje apertada, por seis votos a cinco. A partir de agora, está aberta a temporada para o retrocesso dos direitos civis. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também