TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Renda e emprego dos brasileiros estão caindo

Renda e emprego dos brasileiros estão caindo
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
A gente sabia que o início do ano teria notícias preocupantes, em especial sobre emprego e salário. Só por milagre seria diferente. O que a gente não esperava é receber outras más notícias, como esse tumulto que está acontecendo na economia mundial, com a China e com o petróleo.

Hoje, a gente soube que o salário médio dos brasileiros começou a cair. Saiu a pesquisa nacional de desemprego, a Pnad contínua. Os dados ainda são meio antigos, são de outubro. Até setembro, pelo menos, o salário médio tinha ficado só na mesma, estagnado, se comparado com o do ano anterior. Agora, começou a cair.

O desemprego aumentou. Em outubro de 2014, estava em 6,6%. Agora, está em 9%. O principal motivo do aumento do desemprego foi o pessoal que estava fora do mercado de trabalho e voltou a procurar emprego. Não foi tanta gente assim que perdeu o trabalho. Mas, mesmo assim, em um ano, diminuiu a quantidade de gente empregada.

Menos gente trabalhando, com salário menor, significa que tem menos dinheiro para o consumo. O comércio já vinha piorando mesmo sem essa queda. Agora, deve piorar mais. Mas desgraça pouca é bobagem. Está todo mundo preocupado com a China, que pode entrar em crise, crescer ainda menos. A China se tornou um dos grandes consumidores do mundo neste século, em particular de mercadorias vendidas pelo Brasil: comida, ferro. E também de petróleo.

Por causa da China, do crescimento fraco da economia mundial e do excesso de produção de petróleo, o preço cai. Em tese, seria uma boa notícia. O problema é que isso prejudica a Petrobras, que foi bem arruinada no primeiro governo Dilma. A empresa está superendividada.Como a Petrobras é na prática uma estatal e a empresa mais importante do país, se ela apodrece ainda mais, o crédito do Brasil também é prejudicado. O mundo olha com ainda mais desconfiança a nossa economia. O dólar sobe.

Em resumo, a nossa crise já era ruim. A gente não precisava de mais um empurrão para baixo. A renda e o emprego dos brasileiros está caindo, e a nova onda de problemas na economia mundial piora ainda mais essa situação.

Veja também