TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Reforma Política? Só milagre evitará mais um desastre

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Reforma Política? Só milagre evitará mais um desastre

Reforma Política? Só milagre evitará mais um desastre Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Reforma Política? Só milagre evitará mais um desastre
Logo do programa Jornal da Gazeta
Nesta semana a Câmara deve começar a tocar a "Reforma Política". Diante dos principais envolvidos será milagre se não piorar o que na prática já é um desastre.
No comando, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), presidentes da Câmara e Senado. Cunha e Renan só pensam em sobreviver e em mais Poder.
Ambos investigados por corrupção no esquema Petrobras, os principais movimentos da dupla têm como objetivo alianças que os livrem da investigação, ou futura punição.
Cunha é a favor da continuidade do financiamento de campanha por empresas; quando uma empresa paga uma campanha, o eleito costuma devolver com favores.
Esse financiamento é um das bases do toma-lá-dá-cá e escândalos que atingem todos partidos que disputam e têm poder real.
O PMDB é a favor do Distritão. Enfraquecidos, PT e PSDB podem se unir em torno do Distrital Misto. Há quem queira Distrital Simples...
O que mesmo significa essa nomenclatura, tudo isso?
Quase ninguém tem a menor ideia do que essa gente está falando, salvo políticos, experts, e alguns dos jornalistas e marqueteiros - ou vice versa.
O imperial Eduardo Cunha, por exemplo, quer eleições apenas de 5 em 5 anos e para todos cargos ao mesmo tempo.
Tocar no Sistema que alimenta a corrupção, no que permite dezenas de partidos de aluguel? Nem pensar.
Nas redes sociais, onde milhões podem debater, predomina a mistura do profundo ignorar com ódios que clamam por um divã.
O que já se sabe com a Reforma ameaçando chegar ao plenário?
Salvo slogans, o principal interessado, que deveria ser o eleitorado, desconhece do que se trata, dos seus efeitos e/ou defeitos.
Para tentar ganhar corações e mentes, tambores e chefes de torcida alimentam o Princípio de sempre.
Vale o que valeu para Cotas, Mais Médicos, Bolsa-Família, Ciclovias, Cães Beagle, PT, PSDB, o Chico Buarque, o Luciano Hulk e a Angélica...
Ligado à binária lógica de viseiras, esse Princípio se ressume assim: ser contra o que o adversário defende, seja lá o que for.
Ou ser a favor do que cobra sua própria torcida, venha lá o monstrengo que vier.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais