Vídeos

 
Popular

Reflexologia podal

0:00 / 0:00

REFLEXOLOGIA PODAL: TÉCNICA IDENTIFICA PROBLEMAS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

Por Letícia Dongo, da produção do "Mulheres"

Você sabia que além de ser uma estrutura essencial para locomoção, nossos pés também revelam emoções pessoais, traumas e até problemas físicos? Isso é possível a partir dos fundamentos da reflexologia, uma terapia alternativa de estímulos que visa equilibrar as energias do corpo.
Para desmitificar e esclarecer as dúvidas sobre a saúde do organismo através da observação dos pés, o "Mulheres" recebeu na última quinta-feira, 15 de agosto, Osni Lourenço, professor e cientista em reflexologia podal.
A prática terapêutica consiste na aplicação de pressão nos pés em pontos correspondentes aos órgãos vitais e outras regiões do corpo. Essa ação libera impulsos elétricos ao cérebro, que imediatamente manda estímulos ao local afetado. É o incômodo na área pressionada que indica alguma desordem no organismo. Segundo Lourenço “quanto maior o problema, maior a dor”. Abaixo, você observa o mapa dos pés:

Mapa dos pés (Osni Lourenço e Giovana Solis Palhares/TV Gazeta)
Mapa dos pés (Osni Lourenço e Giovana Solis Palhares/TV Gazeta)

A pressão feita na região não apenas identifica complicações, como também auxilia no tratamento. “É como se o cérebro abrisse de repente e começasse a entender várias soluções”, afirma o professor Osni. Cabe ressaltar que a reflexologia é uma abordagem complementar. Quando houver uma doença, é necessário buscar ajuda médica.

Além da planta do pé, o formato dos dedos e a parte dorsal também revelam traços significativos da personalidade de uma pessoa, de acordo com a reflexologia. A formação de calos, por exemplo, significa a relutância em demostrar sentimentos após um episódio de sofrimento. Já o joanete indica arrependimento de uma atitude altruísta, que foi recebida com ingratidão. Esses tipos de emoções impactam diretamente em outros relacionamentos afetivos e profissionais. Por isso, “em vez de falar eu não deveria ter feito, você tem que usar a palavra mágica, que é: eu aprendi! Eu aprendi que não devo fazer isso para esse tipo de pessoa”, mencionou Lourenço.

Já os traumas identificados da reflexologia nem sempre são lembrados pelo paciente. Em alguns casos, o profissional aponta situações desconfortáveis que ocorreram quando uma pessoa ainda estava na barriga da mãe. É o caso do abandono paterno, que pode gerar uma pessoa ansiosa e com ideias de rejeição.

Para saber mais sobre reflexologia podal, assista a matéria completa no vídeo acima.

 

 

Categoria(s): /

Conteúdo disponível em Mulheres .

Programa feminino mais tradicional da televisão brasileira, o ‘Mulheres’ traz diariamente quadros de culinária, saúde, religião e variedades.