TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Reflexologia podal

Aprenda como cada ponto do seu pé influencia no seu corpo. Quem ensina é o professor Osni Lourenço.

Reflexologia podal Aprenda como cada ponto do seu pé influencia no seu corpo. Quem ensina é o professor Osni Lourenço.
Logo do programa Mulheres
REFLEXOLOGIA PODAL: TÉCNICA IDENTIFICA PROBLEMAS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

Por Letícia Dongo, da produção do "Mulheres"

Você sabia que além de ser uma estrutura essencial para locomoção, nossos pés também revelam emoções pessoais, traumas e até problemas físicos? Isso é possível a partir dos fundamentos da reflexologia, uma terapia alternativa de estímulos que visa equilibrar as energias do corpo.
Para desmitificar e esclarecer as dúvidas sobre a saúde do organismo através da observação dos pés, o "Mulheres" recebeu na última quinta-feira, 15 de agosto, Osni Lourenço, professor e cientista em reflexologia podal.
A prática terapêutica consiste na aplicação de pressão nos pés em pontos correspondentes aos órgãos vitais e outras regiões do corpo. Essa ação libera impulsos elétricos ao cérebro, que imediatamente manda estímulos ao local afetado. É o incômodo na área pressionada que indica alguma desordem no organismo. Segundo Lourenço “quanto maior o problema, maior a dor”. Abaixo, você observa o mapa dos pés:

[caption id="attachment_284144" align="aligncenter" width="500"]Mapa dos pés (Osni Lourenço e Giovana Solis Palhares/TV Gazeta) Mapa dos pés (Osni Lourenço e Giovana Solis Palhares/TV Gazeta)[/caption]

A pressão feita na região não apenas identifica complicações, como também auxilia no tratamento. “É como se o cérebro abrisse de repente e começasse a entender várias soluções”, afirma o professor Osni. Cabe ressaltar que a reflexologia é uma abordagem complementar. Quando houver uma doença, é necessário buscar ajuda médica.

Além da planta do pé, o formato dos dedos e a parte dorsal também revelam traços significativos da personalidade de uma pessoa, de acordo com a reflexologia. A formação de calos, por exemplo, significa a relutância em demostrar sentimentos após um episódio de sofrimento. Já o joanete indica arrependimento de uma atitude altruísta, que foi recebida com ingratidão. Esses tipos de emoções impactam diretamente em outros relacionamentos afetivos e profissionais. Por isso, “em vez de falar eu não deveria ter feito, você tem que usar a palavra mágica, que é: eu aprendi! Eu aprendi que não devo fazer isso para esse tipo de pessoa”, mencionou Lourenço.

Já os traumas identificados da reflexologia nem sempre são lembrados pelo paciente. Em alguns casos, o profissional aponta situações desconfortáveis que ocorreram quando uma pessoa ainda estava na barriga da mãe. É o caso do abandono paterno, que pode gerar uma pessoa ansiosa e com ideias de rejeição.

Para saber mais sobre reflexologia podal, assista a matéria completa no vídeo acima.

 

 
Leia mais sobre:
Siga o Mulheres nas redes sociais