TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A redução do desemprego e o aumento da informalidade

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

A redução do desemprego e o aumento da informalidade Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Essa queda do desemprego foi importante. Ainda são 12,4 milhões de pessoas sem colocação, mas um milhão e quatrocentas mil foram empregadas. O que superou, com boa margem, o número de trabalhadores que chegaram ao mercado.

O dado desfavorável é que a recuperação continua vindo da informalidade. O contingente sem carteira assinada cresceu 4,8% e por conta própria 2,2%. As contratações formais ficaram quase estáveis. A subutilização, apesar de ter diminuído, ainda atinge 24,1% da força de trabalho e 4,7 milhões de pessoas nem estavam procurando vaga por desalento, pelas dificuldades que ainda se vê na economia e no mercado de trabalho.

O atual ritmo de atividade não dá condições sequer para uma avaliação mais precisa do impacto que a reforma trabalhista pode ter. De qualquer modo, a tendência é de o desemprego continuar em queda em 2019, diante da previsão de expansão mais forte da economia. A própria recuperação do emprego pode garantir um ciclo mais positivo, já que reforça o consumo. Consumo que também deve ser favorecido pela inflação baixa.

O IGPM, o chamado índice do aluguel, teve deflação de 0,49% agora em novembro, a primeira em 15 meses. É certo que o recuo maior foi no atacado. Mas os preços ao consumidor também estão em desaceleração e se espera queda mais acentuada, principalmente, dos combustíveis. Com inflação baixa, os juros básicos também podem ficar mais baixos. Portanto, já temos vários indicadores melhores para o próximo.

O desafio mais urgente ainda é o ajuste fiscal. As contas públicas até estão indo melhor que o previsto. O governo central teve superávit de 9 bilhões e 451 milhões de reais em outubro, o melhor resultado para o mês desde 2016. O déficit no ano chegou a 93,7 bilhões, bem menos que os quase 104 bilhões e meio de reais do mesmo período de 2017.

Mas o governo ainda trabalha com metas muito negativas. A deste ano é de um rombo de 159 bilhões de reais. Mesmo que fique abaixo disso, não é uma situação sustentável em prazo maior. Só dá pra pensar em crescimento mais consistente e duradouro se houver uma base de maior equilíbrio nas finanças públicas. Sem isso, a economia pode até ganhar impulso, por um ou outro fator, mas acaba tropeçando de novo mais a frente. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais