TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Putin responde ao Ocidente e fecha lojas do McDonald’s

Comentarista de Política Internacional do Jornal da Gazeta, João Batista Natali comenta o fechamento de quatro lojas do McDonald's na Rússia.

Putin responde ao Ocidente e fecha lojas do McDonald’s Comentarista de Política Internacional do Jornal da Gazeta, João Batista Natali comenta o fechamento de quatro lojas do McDonald's na Rússia.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Vamos falar do McDonald´s. Isso mesmo, da rede mundial de sanduíches. O McDonald´s está sendo vítima de perseguição na Rússia. As autoridades sanitárias daquele país fizeram inspeções em quatro lojas da cidade de Moscou. E fecharam as quatro. Os responsáveis pela empresa, na Rússia, desmentem a existência de qualquer irregularidade. E acusam o governo de retaliação política. Vamos ver o que está por detrás disso. A Rússia anexou a Crimeia e hoje apoia os separatistas do Leste da Ucrânia. As primeiras sanções aprovadas pelos Estados Unidos foram leves, e puniam apenas um banco e empresários próximos do presidente Putin. A última rodada de sanções foi bem mais pesada. A Rússia não poderá mais importar produtos de alta tecnologia. E os bancos que negociam em nome dela tiveram seus ativos congelados nos Estados Unidos e na Europa. Em resposta, o presidente Vladimir Putin suspendeu a importação de alimentos americanos e europeus. O McDonald´s pesa muito pouco, quase nada nas importações russas de direitos industriais. Mas tem um peso imenso do ponto de vista ideológico. É a marca que simboliza o capitalismo ocidental. Quando essa marca chegou às cidades russas, há pouco mais de vinte anos, ela representou a prova definitiva de que o comunismo era coisa do passado. E era um simbolismo em mão dupla. Para os russos, a entrada na era do fast food significava o fim do nacionalismo gastronômico. Para os americanos, a Rússia entrava com o pé direito no mundo globalizado, em que os negócios falam mais alto que as conveniências doutrinárias. E agora o McDonald´s é meio que "martirizado" no jogo internacional de pressões, provocado pela longa crise na Ucrânia. Por uma iniciativa bem-humorada da revista britânica The Economist, o McDonald´s virou moeda para o caçulo de um índice internacional de preços ao consumidor. E eis que a brutalidade de Vladimir Putin também transforma o McDonald´s em instrumento de retaliação diplomática. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais