TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Projeções para o ano já melhoram

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Projeções para o ano já melhoram Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
A economia brasileira está emitindo sinais melhores que se previa. Pós delação da JBS se imaginava uma desaceleração no ritmo já fraco de retomada do crescimento. Mas os indicadores de junho mostram que o impacto foi curto e limitado. De imediato, tivemos turbulência do mercado financeiro, piora dos índices de confiança e mesmo de atividade. Maio decepcionou. Mas os indicadores de junho estão confirmando a continuidade do crescimento, como essa prévia do PIB, divulgada pelo Banco Central. A semana está com uma safra boa. Números melhores de venda do comércio, da demanda por serviços, do desemprego. Reflexo de vários fatores estão dando um gás a mais na atividade, como a inflação baixa, os juros em queda e a liberação das contas inativas do fundo de garantia, que junto com a própria reação do emprego, ainda que bem fraca, ajudam a melhorar o poder de compra da população. Claro que ainda é tudo muito gradual. Mas os dados dessa semana já começam até a mehorar as projeções para o fechamento do ano.O mercado, como há várias semanas vem mostrando o relatório Focus, do Banco Central, conta, na média, com um avanço do PIB, bem preciso, de 0,34% este ano. No entanto, economistas de consultoria e do próprio mercado já começam a falar em meio ….até 1% de expansão, com base nesses novos dados que estão saindo. É ver se essa melhora não é atropelada, de novo, pelo conturbado cenário político, que ameaça até não viabilizar a aprovação das novas metas fixadas para as contas públicas e as medidas adicionais de ajuste propostas pelo governo. Mais impasses por aí podem mexer, de novo, com confiança, com o mercado, afetando o processo de retomada, que é positivo, mas ainda longe de repor todo o retrocesso que tivemos durante a recessão histórica dos últimos anos. Eu volto na segunda. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais