TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Projeções para a economia não param de piorar

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Projeções para a economia não param de piorar Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Mesmo com o esforço do governo em estabelecer uma agenda positiva, cuidando de questões microeconômicas, e em promover o ajuste fiscal, através da contenção dos gastos e de reformas, como da Previdência, as projeções para a economia não param de piorar e ainda não se estabeleceu uma situação mais confortável de evolução das contas públicas. A expectativa é de um crescimento cada vez mais modesto da economia em 2017. Como vimos, o mercado espera uma expansão de apenas meio por cento do PIB. Já em relação às contas públicas, o governo deve até cumprir a meta deste ano. O déficit de 170 bilhões de reais, previsto no orçamento, parece meio garantido. O saldo das contas, até novembro, está negativo em cerca de 154,7 bilhões de reais e o Tesouro prevê um rombo de 73 bilhões e meio agora em dezembro. Mais ou menos empata com a meta. Mas esse resultado está sendo garantido, principalmente, pela repatriação de recursos, contabilizada em outubro. Vai fechar as contas com uma receita atípica. O governo deve lançar uma nova rodade de repatriação e já tem agendado um novo refis, que é a possibilidade de empresas, que estão no vermelho, acertarem débitos tributários atrasados com desconto. Um reforço, de novo, na receita. Só que a meta fiscal será bem menor: um déficit de 139 bilhões. É provável que o governo tenha de fazer um esforço efetivo no sentido de cortar despesas, para que não haja um estouro da meta, mesmo com a PEC dos gastos já valendo. Vamos observar que antes de submeter as despesas às limitações da PEC, que restringe a expansão dos gastos à inflação do ano anterior, o governo colocou uma gordura a mais nas despesas, principalmente em áreas prioritárias, como saúde; concedeu reajustes salariais. Isso fará com que as despesas ainda estejam em nível acima do necessário pra viabilizar o cumprimento da meta. Sendo que ainda é preciso considerar o fato de a inflação deste ano também estar acima da prevista para o ano que vem. Os gastos poderão subir acima da inflação corrente. Como se vê, ainda não há, estruturalmente, uma mudança efetiva na evolução das contas, sequer pra assegurar a meta de 2017. Aliás, só em novembro, as despesas subiram 16,7 bilhões de reais. Os cortes ainda estão muito mais no discurso que na prática, assim como a expectativa de uma retomada do crescimento no próximo ano. 2017 deve começar melhor que este ano, mas não dá pra se empolgar demas. Eu volto na quinta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais