TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Problema da Previdência dará confusão política

Problema da Previdência dará confusão política
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
O governo deu hoje a primeira pista o que deve ser a reforma da Previdência. Todo mundo já sabe que uma parte importante do plano de mudança é criar uma idade mínima para a aposentadoria. Quer dizer, não importa o tempo de trabalho ou de contribuição para o INSS: antes de uma certa idade, talvez 65 anos, seria impossível se aposentar.
Qual a pista? Henrique Meirelles, ministro da Fazenda e da Previdência, disse hoje que a reforma deve afetar quem já está no mercado de trabalho.
Obviamente, deve haver uma regra de transição. Quer dizer, quem já está à beira de se aposentar seria menos afetado ou não seria. Quanto mais perto de se aposentar, menos seria a idade mínima exigida.
Isso já está definido? Nem de longe. O governo pretende elaborar uma proposta até o início de junho. Mas isso é apenas um plano meio vago. Há oposição grande.
Todas as centrais sindicais são contra a reforma da Previdência. A partir de sexta-feira, se reúnem para definir um plano alternativo. Não querem idade mínima de jeito nenhum. Na verdade, querem achar receitas novas para cobrir o rombo nas contas da Previdência.
Os gastos com pagamentos de aposentadorias, pensões por morte e outras despesas do INSS são os maiores do governo. De tudo o que o governo federal gasta, a Previdência leva quase 40%. Nessa conta, não estão incluídas as despesas com juros da dívida do governo.
De quanto é o rombo? A Previdência arrecada 354 bilhões por ano. Gasta 451 bilhões. O rombo atual é de 97 bilhões. Faz um ano, o rombo era de 63 bilhões. Por que aumentou tanto, em pouco tempo? Porque mais gente perdeu o emprego. Então, menos gente paga a contribuição do INSS. Mas a despesa continua crescendo.
Esse é o problema no curto prazo. No longo prazo, a despesa cresce porque há cada vez mais gente aposentada, vivendo cada vez menos. O número de pessoas aposentadas em relação ao número de pessoas que trabalha vai crescer cada vez mais. Esse é o problema que se quer resolver.
O problema é mais complicado que isso. E ainda vai dar muita confusão política e pode abalar o governo Temer.

Veja também