TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Privatizar é bom, mas há riscos

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Privatizar é bom, mas há riscos Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Um dos governos mais desmoralizados da história do Brasil, se não o mais, vai tentando fazer uma revolução na economia. Ou, pelo menos, na participação do Estado na economia. Por ora, no entanto, não apresentou um plano para resolver a pindaíba quase falência do governo do Brasil.
Nesta semana, o governo anunciou a intenção de privatizar a Eletrobras, que produz um terço da eletricidade no país. Quer privatizar praticamente todo o resto dos aeroportos e a Casa da Moeda.
Antes disso, começou o projeto de diminuir o tamanho do BNDES, que é o bancão estatal de desenvolvimento, que oferecia centenas de bilhões de empréstimos a juros baratinhos, abaixo do mercado, para grandes empresas, na maioria, dinheiro público, nosso.
O governo também aprovou no Congresso uma lei que diminui a presença do Estado nas relações trabalhistas.
Mais importante, no momento, embora a gente não sabe se vai durar muito tempo, o governo aprovou um limite legal para seus gastos. A carga tributária está caindo.
É um mundão de coisas para um comentário tão curto. Mesmo as medidas mais recentes ainda são vagas. A gente não sabe como o governo vai vender a Eletrobras e como vai ficar a organização do setor elétrico depois disso, pois muitas as regras vão mudar. Então, toda essa discussão sobre se a eletricidade vai ficar mais cara ou barata, se não vai faltar energia etc. é balela, por ora.
A gente sabe que muita empresa estatal, quase todas, são ineficientes, a Eletrobras inclusive, e a interferência do governo, como nos anos Dilma, arruinou a empresa. Mas sem boas leis e sem previsão de como e quem vai investir nas novas usinas, não dá pra dizer grande coisa.
A gente sabe que os aeroportos ficaram melhores depois da privatização.
Em tese, privatizar é uma boa ideia, ainda mais porque o governo não tem dinheiro para investir. Mas privatizar pode dar em negociata, em entrega de empresa pública a preço de banana, para grupos empresariais picaretas (vide o caso das empreiteiras ou de uma tele, pelo menos).
O assunto é enorme, grave, sério e ainda está muito nebuloso. Vamos voltar a falar disso nas próximas semanas.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais