TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Políticos com cara de pau mais dura

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

Políticos com cara de pau mais dura Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Governo, deputados, senadores, burocratas e empresários que gostam dos favores estatais, de Brasília, ainda estão tentando jogar o país de volta nas profundezas da crise. Mas o país até que resiste.
A nova onda de sujeirada e crise política, que começou em maio, não foi capaz de colocar o país de novo em recessão. Era o que se temia. Por enquanto, pelo menos, não aconteceu.
Hoje, a gente viu que o resultado do setor de serviços foi bem melhor do que o esperado. Pela primeira vez em nove trimestres, mais de dois anos, o setor cresceu. Cresceu lá do buraco profundo, mas começou a sair de lá.
No segundo trimestre do ano, indústria e comércio também cresceram um pouquinho, mas bem além do previsto por economistas, uma surpresa boa.
O total dos salários pagos no país aumentou também. Sim, o desemprego é ainda um sofrimento horroroso, mas também está parando de crescer.
Até mesmo as taxas de juros nos bancos começaram enfim a cair. Ainda são, como quase sempre, horrivelmente altas, mas pelo menos voltam ao horror normal, vamos dizer assim.
Os juros começam a ficar bem parecidos com aqueles cobrados lá pela metade de 2013. Com juros menores e renda um tiquinho maior, o peso das dívidas fica menor, na média do país, pelo menos. Com menos dívida, vem um tiquinho mais de consumo. E assim vamos nos arrastando devagarinho para fora do buraco profundo da recessão.
Estamos a salvo? Longe disso. Primeiro, este método de sair da recessão, por meio de juros e inflação menores, é lento e arriscado. Segundo, juros e inflação precisam continuar em baixa. No entanto, políticos em Brasília estão com a corda ainda mais solta e com uma cara de pau ainda mais dura.
O Congresso trata de arrancar favores do governo zumbi de Temer, ainda ameaçado de ser deposto. Pouco ligam para a arrumação das contas do governo. Se continuarem nessa toada, podem jogar mesmo essa pequena recuperação no lixo. Estamos reféns dessa gente.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais