TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Política não pode frear a economia

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Política não pode frear a economia Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O Brasil enfrenta uma crise política que, potencialmente, poderia ocasionar efeitos mais negativos para a economia. Porém, por enquanto, o que se vê é um, até saudável, descolamento. O mercado financeiro, sempre um termômetro das incertezas, vem tendo movimento, relativamente, tranquilo. A bolsa caiu um pouco, teve redução de movimento, desde a delação da JBS, mas o impacto para por aí. O dólar avançou, mas nada expressivo. Ontem ficou em R$ 3,28. Isso afasta o maior risco para a inflação, que viria das pressões cambiais sobre os preços de importados. A inflação segue em queda, com possibilidade de ficar ao redor de zero neste mês. E essa perspectiva pode fazer com que o Banco Central mantenha o ritmo de corte de juros, mesmo num ambiente de mais incertezas. Até porque as reformas, ainda que de forma mais lenta e vacilante, seguem em tramitação no Congresso. A atividade tem apresentado sinais de reação, como o comércio e serviços em abril, que reforçam a ideia de recuperação gradual. A crise atrapalha? Sim. Afeta decisões de consumo e investimento? Certamente. Mas pode não comprometer a reconstrução estrutural da economia, que ainda sente muito mais os efeitos de erros de gestão do que da crise política. A economia continua enfrentando as inevitáveis dificuldades de retomada após uma recessão histórica, com vários focos de deterioração. O governo não tem muito como agir diretamente sobre o nível de investimentos, pelo desequilíbrio fiscal. Não se vê uma reação mais rápida do consumo, por fatores como o desemprego e o endividamento elevados. Mas, se houver mesmo um certo descolamento da crise política, a atividade econômica pode seguir em recuperação, ainda que leve um tempo maior para produzir resultados mais efetivos e perceptíveis. E é bom que haja um descolamento, porque as indicações são de crise política prolongada. Ainda tem muita coisa pra sair das investigações e delações. Eu volto na segunda. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais