TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Polícia mata negro desarmado nos EUA, e população reage

Polícia mata negro desarmado nos EUA, e população reage

Polícia mata negro desarmado nos EUA, e população reage Polícia mata negro desarmado nos EUA, e população reage
Logo do programa
Vamos falar da comunidade negra dos Estados Unidos. No sábado passado, a polícia do Estado do Missouri matou um jovem negro desarmado. Ele se chamava Michael Brown e tinha apenas 18 anos. Aconteceu num subúrbio de Saint Louis, chamado Ferguson. A população reagiu. E há quatro dias Ferguson está em pé de guerra. Nos Estados Unidos, são negros 13 por cento da população. Em Ferguson essa minoria vira maioria. Dois terços são negros. E vejam que curioso. O subúrbio tem 53 policiais. Mas apenas três são negros. A tensão racial no Missouri tem mobilizado entidades de direitos humanos. Até Barrack Obama entrou na história para pedir calma à população. Mas a questão é outra. A polícia insiste em não revelar a identidade do policial que matou Michael Brown. Ela está acobertando um assassino em seus quadros. Episódios como esse são periódicos na história racial americana. E não poderia ser diferente. Os negros têm uma escolaridade menor. E também uma renda familiar menor que a dos brancos. Dois terços dos brancos têm casa própria. E mais da metade dos negros moram de aluguel. A coisa já foi pior, antes das leis de direitos civis, nos anos 1960. Essas leis proibiram a descriminação racial. E acabaram com o imposto do voto. Quem não pagasse o imposto, não votava, e era marginalizado da política. Missouri fica no centro-oeste. Por lá e entre seus vizinhos do Sul, onde a questão racial sempre foi mais aguda, existem políticas de incentivo fiscal para atrair empresas de alta tecnologia. Isso faz com que o poder aquisitivo dos pobres, sobretudo dos negros, suba mais rápido que o dos brancos. Mas isso não basta. É preciso mudar a mentalidade das pessoas. E os brancos ainda se julgam superiores. Querem manter seus privilégios. E tudo isso no momento em que os Estados Unidos têm o primeiro presidente negro de sua história. É assim que o mundo gira. Boa noite.

Veja também