TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

Petrobras está paralisada e sob grande risco

Petrobras está paralisada e sob grande risco
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
O preço das ações da Petrobras caiu cerca de 11% hoje na Bolsa. Em um país que não vai crescer nada neste ano, em que está faltando água em várias regiões e onde agora há risco de racionamento de eletricidade, qual a importância do preço das ações dessa empresa?
Importa porque a Petrobras é a maior empresa do Brasil, a que mais paga impostos e a responsável por quase 10% dos investimentos do país. As ações caíram e têm caído muito porque a empresa está numa crise séria, que afeta centenas de outras empresas e a própria credibilidade da economia brasileira inteirinha.
As ações caíram ontem escandalosamente porque a Petrobras foi outra vez incapaz de publicar um balanço financeiro completo, o que está devendo desde o final do ano passado. Publicar um balanço com informações confiáveis é o mínimo de capacidade administrativa de qualquer empresa. A Petrobras não consegue publicar um balanço porque as informações sobre quanto a empresa vale ora são fajutas. Isto é, como houve grande roubalheira na petroleira, é preciso descontar do valor de seus ativos, de seus bens, o valor superfaturado e roubado nos esquemas de corrupção. Mas a empresa não consegue nem saber quanto foi levado dela.
A Petrobras já vinha numa situação difícil, superendividada. Ficou superendividada porque foi obrigada pelo governo a vender combustível abaixo do preço de custo, pra segurar a inflação de modo artificial, para não dizer picareta. Ficou superendividada porque o governo a obrigou a investir demais, quando faturava de menos.
Com a corrupção, com o Petrolão, a crise explodiu de vez. Sem balanço, desacreditada e endividada, a empresa não vai conseguir tomar empréstimos a fim de bancar investimentos. Talvez falte dinheiro até para pagar suas dívidas _nesse caso, o governo, nós, teríamos de entrar com algum dinheiro para capitalizar a empresa.
Para piorar, sem mexer profundamente na política da empresa e sem resolver o problema do balanço, fica difícil até contratar um novo conselho de direção para empresa, o que o governo tenta fazer mas não consegue. Em suma, a Petrobras, um patrimônio nacional, está paralisada e sob grande risco. E, no estado em que está, vai derrubar ainda mais o crescimento da economia brasileira este ano.

Veja também