TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Petrobras está paralisada e sob grande risco

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Petrobras está paralisada e sob grande risco

Petrobras está paralisada e sob grande risco Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - Petrobras está paralisada e sob grande risco
Logo do programa Jornal da Gazeta
O preço das ações da Petrobras caiu cerca de 11% hoje na Bolsa. Em um país que não vai crescer nada neste ano, em que está faltando água em várias regiões e onde agora há risco de racionamento de eletricidade, qual a importância do preço das ações dessa empresa?
Importa porque a Petrobras é a maior empresa do Brasil, a que mais paga impostos e a responsável por quase 10% dos investimentos do país. As ações caíram e têm caído muito porque a empresa está numa crise séria, que afeta centenas de outras empresas e a própria credibilidade da economia brasileira inteirinha.
As ações caíram ontem escandalosamente porque a Petrobras foi outra vez incapaz de publicar um balanço financeiro completo, o que está devendo desde o final do ano passado. Publicar um balanço com informações confiáveis é o mínimo de capacidade administrativa de qualquer empresa. A Petrobras não consegue publicar um balanço porque as informações sobre quanto a empresa vale ora são fajutas. Isto é, como houve grande roubalheira na petroleira, é preciso descontar do valor de seus ativos, de seus bens, o valor superfaturado e roubado nos esquemas de corrupção. Mas a empresa não consegue nem saber quanto foi levado dela.
A Petrobras já vinha numa situação difícil, superendividada. Ficou superendividada porque foi obrigada pelo governo a vender combustível abaixo do preço de custo, pra segurar a inflação de modo artificial, para não dizer picareta. Ficou superendividada porque o governo a obrigou a investir demais, quando faturava de menos.
Com a corrupção, com o Petrolão, a crise explodiu de vez. Sem balanço, desacreditada e endividada, a empresa não vai conseguir tomar empréstimos a fim de bancar investimentos. Talvez falte dinheiro até para pagar suas dívidas _nesse caso, o governo, nós, teríamos de entrar com algum dinheiro para capitalizar a empresa.
Para piorar, sem mexer profundamente na política da empresa e sem resolver o problema do balanço, fica difícil até contratar um novo conselho de direção para empresa, o que o governo tenta fazer mas não consegue. Em suma, a Petrobras, um patrimônio nacional, está paralisada e sob grande risco. E, no estado em que está, vai derrubar ainda mais o crescimento da economia brasileira este ano.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais