Vídeos

 
Exclusivo

Para conhecer melhor a Rússia

0:00 / 0:00

Pois bem. Como a Copa do Mundo é na Rússia, vamos ver um pouco que país é esse. São 142 milhões de habitantes, num território duas vezes maior que o do Brasil. Mas os russos nunca experimentaram o gostinho da democracia. Há pouco mais de 100 anos, eles saíram da monarquia dos Romanov, e caíram de colo no comunismo. E quando o comunismo acabou, em 1991, veio o instável e alcóolatra Boris Yeltsin, e em seguida, há 19 anos, o atual presidente, Vladimir Putin.

Existem eleições, como a do último mês de maio, que deu a Putin um quarto mandato presidencial. Mas não se iludam. Uma censura camuflada coloca todos os canais de televisão nas mãos do governo. Os líderes da oposição são presos, e jornalistas que denunciam a corrupção, da turminha do Kremlin, acabam aparecendo misteriosamente assassinados.

Vladimir Putin acredita que tem uma missão. Ele quer fazer a Rússia tão forte e temida como a antiga União Soviética, o antigo império comunista, em que o próprio Putin era um espião e burocrata inexpressivo. Vladimir Putin é um inimigo dos direitos humanos. Persegue os homossexuais e sufoca a liberdade de expressão. Não permite que a sociedade civil se organize, em milhares de associações ou ONGs, como as que existem no Brasil.

A economia depende em grande parte das exportações do petróleo e do gás natural. Ela crescia 7% ao ano até 2007. Mas com a queda dos preços do petróleo, veio a recessão. Uma recessão agravada pelas sanções econômicas, que os Estados Unidos e a Europa adotaram, depois que a Rússia entrou em guerra com a Ucrânia e anexou a península da Crimeia.

Mas os russos são bem mais que esse governo opressor e moralmente desprezível. São um povo formidável, em que a educação musical é obrigatória. Produziram uma literatura magnífica. Têm o segundo maior arsenal nuclear do planeta, e ganham dinheiro com a colocação de satélites em órbita. E é um país bonito. Muito bonito. Eu já estive lá. É bonito de chorar. É assim que o mundo gira. Boa noite.


Conteúdo disponível em Jornal da Gazeta .

O Jornal da Gazeta mostra as principais notícias do dia, reportagens exclusivas e análises feitas por comentaristas especializados.