TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Pacote de crédito refresca vida de alguns setores

O governo anunciou enfim o tal "pacote de crédito", ontem, uma tentativa de aumentar empréstimos para alguns setores da economia.

Pacote de crédito refresca vida de alguns setores O governo anunciou enfim o tal "pacote de crédito", ontem, uma tentativa de aumentar empréstimos para alguns setores da economia.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O governo anunciou enfim o tal "pacote de crédito", ontem, uma tentativa de aumentar empréstimos para alguns setores da economia. Vai dar um jeito na crise? Não. Pode ser que ajude a evitar que a crise piore, para alguns setores beneficiados. Mas, se nada mais for feito, talvez o pacote não ajude nem a enxugar gelo.
O plano foi mais criticado pelo que ele não é do que pelo que ele de fato faz, na prática.
Como a gente já disse aqui no Jornal da Gazeta, a medida com efeito mais direto na vida do cidadão comum pode ser o uso do FGTS como garantia para empréstimos consignados. Você poderá pedir um empréstimo dando como espécie de fiança parte do dinheiro que você tem FGTS. Qual a vantagem? Com uma garantia boa de que não vai tomar calote, o banco pode emprestar mais dinheiro, com taxas de juros muito menores. Para quem está enforcado em dívidas horríveis como cartão de crédito e cheque especial, pode ser uma saída: trocar uma dívida horrendamente cara, com juros de 400% ao ano, por uma dívida com juros de 30%.
Mas essa possibilidade ainda precisa ser aprovada no Congresso.
Outra medida que pode ter impacto na vida do dia a dia é o possível aumento do crédito para compra de imóveis.
Para pequenos empresários, o governo pretende facilitar a vida para quem precisa de capital de giro: isto é, aquele dinheiro para bancar o estoque, pagar o fornecedor etc. Para pegar empréstimo, o empresário pequeno precisa de garantias, que em geral não tem como oferecer, por ter poucos bens, por exemplo. Sem garantias, o empréstimo não sai ou fica caro. O governo vai fazer com que o BNDES ofereça garantias para esse empréstimo. Isto é, se o negócio é bom, o banco do governo banca as garantias que o pequeno empresário não tem. O empréstimo sai ou sai mais barato, com taxas menores.
No mais, a coisa é agricultura ou para empresas maiores, para investimentos em infraestrutura, grandes obras, que estão mal paradas porque o governo não consegue fazer os projetos.
Ou para refinanciar a dívida de quem tomou empréstimo no BNDES para comprar máquinas e equipamentos e agora não tem como pagar.
Enfim, vai refrescar a vida de alguns setores. Pode evitar algumas quebradeiras. Mas a crise continua.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais