TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Outro atentado contra cristãos no Egito

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Outro atentado contra cristãos no Egito Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Aconteceu então mais um atentado contra os cristãos no Egito. É o terceiro em seis meses, e o número de mortos já passa de 70. Bem antes do ataque aos ônibus de peregrinos, hoje de manhã, tivemos bombas no Cairo e em Alexandria. Mas vamos puxar um pouco pela história. O Oriente Médio era cristão até o século 7, quando ocorreu a expansão islâmica na região. Os cristãos então se tornaram minoria. No atual Líbano, eles convivem sem atritos com a comunidade islâmica. Pela constituição, o presidente libanês é cristão, e o primeiro-ministro é muçulmano. No Iraque e na Síria acontece algo diferente. Os cristãos eram ou ainda são protegidos por ditaduras. Os cristãos iraquianos apoiaram até o fim o ditador Saddam Hussein, derrubado pela invasão americana de 2003. Depois se sentiram ameaçados com o confronto entre muçulmanos sunitas e xiitas. Esse confronto ainda não acabou. Na guerra civil da Síria, os cristãos estão do lado do ditador Bashar Al-assad. Ele garante os direitos dessa minoria religiosa. Há três anos apareceu o Estado Islâmico. Nos territórios que eles ocuparam, na Síria e no Iraque, houve massacre de cristão. No Egito a história é outra. Lembrem-se que, entre 2012 e 2013, o país teve um governo democraticamente eleito, em que o presidente, Mohamed Mursi, pertencia ao partido religioso irmandade muçulmana. Os cristãos foram perseguidos, mas não por ordem do governo. Mursi foi derrubado por um golpe de estado. O autor do golpe, o general Abdel Fatah Al-sisi, foi eleito presidente em 2014. Dentro da comunidade muçulmana, circula a versão de que os cristãos apoiaram o golpe e o fim da democracia. O Papa Francisco esteve recentemente no Egito e defendeu essa minoria, que representa só 11% da população. Os cristãos do Egito não são católicos. Eles são coptas. Mesmo assim, hoje o Estado Islâmico, que é um grupo de bandidos radicalizados, procura dar, em cima dos cristãos, o troco pelo golpe de estado do general Sisi. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais