TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

As oscilações no preço da gasolina

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

As oscilações no preço da gasolina Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

"Está todo mundo reclamando do preço da gasolina e do botijão de gás, desde o ano passado. Tanto que até o governo, em ano de eleição, disse que vai tentar dar um jeitinho. Ontem, até o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que não é de tratar dessas coisas, deu uma entrevista dizendo que o governo pretendia que o preço da gasolina não mudasse tanto. Arrumou uma confusão com a Petrobras, as ações da estatal caíram e depois se desdisse: agora afirma só que o governo estuda mexer em algum imposto sobre a gasolina.

Enfim, a gente sabe que Meirelles é candidato a candidato a presidente. Mas quem tem culpa pelo preço da gasolina, que subiu mais de 13% em um ano, muito mais que a inflação, que na média subiu menos de 3%? A Petrobras diz que fica só com parte da gasolina que é vendida nos postos. É verdade, fica com bem menos de um terço. E o resto? A maior parte é imposto: 44% do preço da gasolina em São Paulo é imposto cobrado pelo governo estadual e federal. Ou seja, quase metade é imposto.

Outra parte do preço vai para distribuidoras e postos. Outra, para quem fabrica o etanol que é misturado na gasolina. Nos últimos tempos, quem pesou mais no aumento do preço da gasolina? Todo mundo tem alguma culpa no cartório. A Petrobras também tem alguma razão aí.

Em julho do ano passado, o governo federal, de Michel Temer, aumentou bem o imposto sobre a gasolina. Em São Paulo, o combustível custava em média 3,23 reais antes do aumento. Agora, custa em média 4 reais. Desse aumento, 33 centavos vieram só do aumento do imposto. Mais ou menos 14 centavos, do aumento do preço do etanol, que está bem caro mesmo. Outros 30 centavos vieram de reajuste da Petrobras ou de importadores de gasolina.

Mas, no fim das contas, o que deixa a gasolina cara mesmo é o imposto. Vamos repetir: 44%, quase metade do preço da gasolina que a gente paga na bomba, é imposto. Como o governo está quebrado, vai ser difícil ver mudança de preço por aí. Mas, como é ano de eleição, nunca se sabe, certo?"
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais