TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Os prejuízos da Operação Carne Fraca para a economia

Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.

Os prejuízos da Operação Carne Fraca para a economia Comentário de Economia, com Denise Campos de Toledo.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O Brasil tem muito a perder com mais este escândalo. Claro que a principal preocupação é com a qualidade da carne vendida aqui e no exterior. O consumidor tem de ter segurança quanto às condições do que consome. E a impressão inicial foi que toda a produção estaria sob risco de fraude, adulteração, venda de carne estragada. É preciso definir a amplitude do problema, os produtos e frigoríficos envolvidos e o destino da mercadoria comprometida, para que os consumidores fiquem menos preocupados. É um aspecto. Agora, não se pode deixar de lado a questão econômica. O complexo carne representa 7,2% das exportações do País, o que representou cerca de 12 bilhões de dólares no ano passado. O Brasil exporta para 150 países e estava em um momento muito favorável de expansão de volume e preços. Focos de gripe aviária nos Estados Unidos, já comprometiam as vendas do País. Com menos oferta, os preços estavam subindo. E não só do frango. Pra se ter uma idéia, na comparação março deste ano com março do ano passado, o preço do frango subiu 20,5%; da carne bovina 10,4% e da suína 40,6%. E é um setor que investe, contrata, tem uma enorme cadeia envolvida. As vendas externas correspondem a, apenas, uns 20% da produção. Mas o mercado local também tende a ser afetado, com queda de consumo e preços. Pode ser até um reforço na queda da inflação. Só que, com a economia andando de lado, qualquer tropeço faz diferença e a agropecuária vinha com boa performance. No exterior, concorrentes e compradores vão aproveitar. Não é só preocupação sanitária. Esclarecido o problema, a tendência até é de retomada das vendas. São poucos países exportadores e o Brasil está entre os principais. Mas perdas são inevitáveis com essas restrições que já estão sendo impostas por vários países e regiões. Que os frigoríficos sejam investigados e punidos, onde haja irregularidades. Corrupção é inadmissível de qualquer modo. Envolvendo alimentos, saúde, é abominável. Agora, que o processo avance com rapidez pra tranquilizar os consumidores, além de minimizar as perdas financeiras e para a imagem do País. Eu volto na quarta. Até lá.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais