TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

ONU acusa governo da Venezuela de executar opositores

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

ONU acusa governo da Venezuela de executar opositores Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O alto comissariado da ONU para os direitos humanos é um organismo isento, ele não tem partido político. O relatório que ele divulgou hoje sobre a Venezuela, é de arrepiar os cabelos. Não é documento da oposição à ditadura de Nicolas Maduro, e nem dos chamados "golpistas" contra o regime bolivariano. É da própria ONU. O relatório denuncia grupos de extermínio que atuam sob a proteção da ditadura. A denominação desses grupos é um eufemismo nojento. Eles se chamam operações de libertação do povo. Mas são verdadeiros esquadrões da morte, impunes e sanguinários. Segundo a ONU, entre Junho de 2015 e o final do ano passado, esses bandidos mataram ao menos 505 opositores ao regime. Eles eram quase todos moradores de favelas. A Procuradoria Geral da República, chegou a pedir a abertura de processos contra mais de 300 suspeitos. Mas, em lugar de investigar, a ditadura cassou a Procuradora Luísa Ortega, ameaçou prendê-la, e ela precisou se exilar na Colômbia. O detalhe importante é que não entram nessa conta outros 46 mortos, durante as manifestações de rua, que eclodiram contra a ditadura no ano passado. Diante da impunidade, o alto comissário da ONU, que funciona em Genebra, propõe que a Venezuela seja levada ao Tribunal penal internacional. É a corte internacional de haia, na Holanda, onde foram julgados os genocídios da antiga Iugoslávia e do Sudão do Sul. No mesmo documento, o alto comissariado diz que oitenta e sete porcento dos venezuelanos estão na pobreza, e sessenta e dois por cento na miséria. E eu também acrescento. Nicolas Maduro foi reeleito no mês passado em meio a uma farsa eleitoral. Cerca de 1 milhão e 800 mil venezuelanos já deixaram o país. Entre eles, milhares de médicos, professores e, vejam vocês, também eletricistas. A Venezuela é o País das prateleiras vazias, nos mercados e nas farmácias. E tem também hiperinflação. É essa a cara do paraíso socialista, tão elogiado por uma parte da esquerda brasileira. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais