TV Gazeta ícone da TV Gazeta ícone da TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
ícone da TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

A obra de Guignard ganha grande mostra no MAM

Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - A obra de Guignard ganha grande mostra no MAM

A obra de Guignard ganha grande mostra no MAM Confira o conteúdo exclusivo da TV Gazeta - A obra de Guignard ganha grande mostra no MAM
Logo do programa Jornal da Gazeta
Alberto da Veiga Guignard, grande pintor modernista, de origem fluminense mas de alma mineira, um dos maiores nomes da arte brasileira do século 20, ganha uma grande mostra de sua obra no Museu de Arte Moderna de São Paulo a partir do dia 7. Fazia tempo que uma instituição importante não revisitava sua obra. O curador, Paulo Sergio Duarte, dividiu a apresentação em três segmentos - Retrato, paisagem e natureza-morta - que são os gêneros mais presentes na obra do artista. É mais famoso pelas paisagens, sobretudo de Ouro Preto. Mas é muito melhor nos retratos e naturezas mortas. Guignard cresceu e estudou arte em Munique e Florença. Voltou ao Rio e se engajou no modernismo. Em 1944 Juscelino Kubitschek o convida para fundar o Instituto de Belas Artes de Belo Horizonte. E por lá fica até morrer, em 1962, aos 66 anos. Ao todo são xx obras, pertencentes a importantes coleções públicas e privadas. Na Sala Paulo Figueiredo, o curador do MAM Felipe Chaimovich apresenta 26 obras do acervo do museu, que dialogam com o trabalho de Guignard, na mostra Paisagem Opaca. Em cartaz até 11 de setembro.

Outra exposição de nota abriu esta semana no Sesc Belenzinho, com curadoria de Adon Peres e Ligia Canongia. A mostra Imaterialidade reúne trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros que evocam a sublimação da matéria. Entre eles, Carlito Carvalhosa e Waltercio Caldas, os americanos Bruce Nauman e James Turrell e o britânico Anthony McCall. No total são mais de 20 instalações. Até 27 de setembro.

No Teatro Itália, a dramaturga Leilah Assumpção reedita a parceria com a diretora Regina Galdino, e apresenta o novo texto, "Dias de Felicidade". No elenco, Lavínia Pannunzio e Walter Breda. Baseada em fatos da vida da autora, a peça traz uma mulher que tem o rosto desfigurado em um acidente de automóvel. E isso a reaproxima do ex-marido.
Boa Noite
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais