TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

Obama e Putin brigam, Trump sai arranhado

Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.

Obama e Putin brigam, Trump sai arranhado Comentário de Política Internacional, com João Batista Natali.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Estados Unidos e Rússia entraram num novo período de atrito. O presidente Barack Obama acusa o Kremlin de espionagem eletrônica, que influenciou os resultados da eleição presidenial de novembro. O ditador russo, Vladimir Putin, sempre preferiu a vitória de Donald Trump. A questão é saber se ele montou uma equipe de hackers para atingir esse objetivo. Obama acredita que sim, e fez ontem acusações muito pesadas. Hoje, o porta-voz de Putin disse que chegou a hora de os americanos apresentarem provas, ou então pararem com as acusações. Vamos ver o que há de concreto. Em julho, vazaram 19 mil e-mails de Hillary Clinton, a candidata democrata. O vazamento mostrou que era muito vulnerável a comunicação eletrônica que ela montou. O assunto contaminou a campanha dela. Até o FBI deu um empurrãozinho, ao abrir inquérito, e anunciar, só dois dias antes da votação, que Hillary não colocou em risco a segurança nacional. Uma assessora de Hillary disse, agora, que o vazamento de e-mails afetou a credibilidade dela entre os eleitores mais jovens, e impediu que ela ganhasse em Michigan, Pennsilvania e Winscounsin. Foi o que faltou para que ela fosse hoje a presidente eleita. Mas o que fizeram os hackers a serviço do governo russo? Um informante da BBC diz que eles não chegaram a mudar os resultados das urnas eletrônicas. De qualquer modo, se houve crime, o mordomo da história é Donald Trump. Quando estava ainda em campanha, ele foi leviano ao pedir, em público, que a Rússia espionasse os e-mails da adversária. Trump caiu agora para a defensiva. Disse que, se a Casa Branca tem provas da espionagem, é estranho que ela tenha demorado quase dois meses para denunciar. Estamos então nesse pé. Eu sempre acredito que, onde tem muita fumaça, tem algum fogo. E esse escândalo é um novo tijolinho, na construção da imagem negativa desse megaempresário, que dentro de 35 dias, será o presidente dos Estados Unidos. É assim que o mundo gira. Boa noite.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais