TV Gazeta TV Gazeta logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo, Brasil
TV Gazeta TV Gazeta, Receitas, Mulheres, Cozinha Amiga, Fofoca Aí, Revista da Cidade, Você Bonita, Gazeta Esportiva, Mesa Redonda, Jornal da Gazeta, Edição Extra, Gazeta Shopping TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!

O sobe e desce dos preços dos combustíveis

Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.

O sobe e desce dos preços dos combustíveis Comentário de Economia, com Vinicius Torres Freire.
Logo do programa Jornal da Gazeta
Jornal da Gazeta
Amanhã, o preço da gasolina fica mais caro nas refinarias da Petrobras. Somadas as idas e vindas desde o início de agosto, a estatal do petróleo aumentou o preço em quase 10%.
Nem todo esse aumento chega necessariamente ao preço que pagamos no posto. De qualquer modo, o que está acontecendo?
De outubro do ano passado até julho deste 2017, o aumento anual da gasolina era menor que o da inflação média, menos que o IPCA. Então, as coisas mudaram. Em agosto, o governo aumentou o imposto sobre combustíveis, porque está na pindaíba.
Desde o final de agosto, o preço sobe aqui porque subiu muito no mercado mundial. A produção de combustível caiu no Texas, por causa do furacão destrutivo, o que elevou os preços.
O que tem a ver o preço mundial dos combustíveis com a gente? Se a Petrobras cobra abaixo desse preço mundial, perde dinheiro. Se cobra acima, outras empresas podem importar combustíveis e ganhar o mercado da Petrobras.
Lá por 2013, o Brasil estava importando muito combustível e a Petrobras era obrigada a cobrar preço muito abaixo da tabela, por ordem do governo Dilma Rousseff, para disfarçar a inflação.
Então, a Petrobras pagava caro para comprar o combustível lá fora, e vendia barato aqui. Esses foi um dos motivos da ruína da Petrobras, a maior empresa do país, ruína que piorou a crise econômica.
Dá para evitar tantas mudanças de preço? O imposto da gasolina, a Cide, servia para maneirar os aumentos.
Quando o preço do combustível subia na refinaria, o governo baixava o imposto, evitando que o preço subisse nos postos. Na pindaíba e por causa das bobagens feitas nos anos Dilma, o governo não consegue mais mexer nesse imposto.
Manipular muito o preço também dá problema: pode faltar produto, a gente consome demais de um bem que está caro ou até se arrebenta uma empresa importante como a Petrobras.
O preço pode cair nas próximas semanas? Provavelmente. Pode subir no longo prazo? Talvez, depende do preço mundial do petróleo. Mas, para evitar altas maiores, tentar tabelar o preço é uma solução ruim, um remédio que tem mais efeitos colaterais do que cura.

Veja também