TV Gazeta Logo TV Gazeta Logo TV Gazeta +551131705643 TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta!
Av. Paulista, 900 - Bela Vista 01310-940 São Paulo SP BR
Logo TV Gazeta TV Gazeta - Programação ao vivo, receitas, notícias, entretenimento, esportes, jornalismo, ofertas, novidades e muito mais no nosso site. Vem pra #NossaGazeta! TV Gazeta, Receitas, Revista da Cidade, Você Bonita, Mulheres, Gazeta Esportiva, Jornal da Gazeta, Mesa Redonda, Troféu Mesa Redonda, Papo de Campeões, Edição Extra, Gazeta Shopping, Fofoca

O PT está entre a cruz e a caldeirinha

O PT está para lançar um plano econômico. Um programa econômico de oposição. Oposição a quem? A Dilma Rousseff, presidente eleita pelo PT.

O PT está entre a cruz e a caldeirinha O PT está para lançar um plano econômico. Um programa econômico de oposição. Oposição a quem? A Dilma Rousseff, presidente eleita pelo PT.
Logo do programa Jornal da Gazeta
O PT está para lançar um plano econômico. Um programa econômico de oposição. Oposição a quem? A Dilma Rousseff, presidente eleita pelo PT.
Para complicar a situação, o programa econômico do segundo governo de Dilma Rousseff ainda mal existe. No ano passado, a presidente tomou algumas medidas para desfazer as bobagens piores de seu primeiro mandato. Agora, sugere que talvez vá fazer algumas mudanças nas aposentadorias, a reforma da Previdência, e para limitar o crescimento do gasto do governo, que está no vermelho profundo faz quase três anos.
No limite, esse programa pode até fazer com que as aposentadorias não tenham reajuste além da inflação. Pode até cancelar qualquer reajuste de salários para os servidores federais.
Não sabe quase nada desse novo plano Dilma. É tudo muito vago. Mas o PT já estava irritado com o primeiro ano de Dilma 2. Agora, está furioso com essas ideias novas da presidente.
Pode ser que esteja jogando pra galera. No entanto, se nem o PT apoiar no Congresso essas mudanças que talvez a presidente proponha, porque os outros partidos apoiariam? Se não passar plano algum de mudança no Congresso, a crise não vai parar.
O PT está entre a cruz e a caldeirinha. Se apoiar as mudanças, briga com as bases do partido e com os movimentos sociais. Se não apoiar, pode enterrar de vez o governo Dilma.
A lerdeza do governo em fazer algo contra a crise, a oposição do PT e revelação de novos escândalos vão tornar ainda mais difícil a administração da economia. Não só neste ano, mas também nos anos seguintes.
Dada a confusão, este ano está quase perdido. Os primeiros números confirmam as previsões mais tristes. Nos últimos 12 meses, o país perdeu quase 1,6 milhão de empregos formais, que desaparecem cada vez mais rápido. O salário médio, nas grandes metrópoles cai cada vez mais rápido, 7,5% em um ano, já descontada a inflação. O crédito nos bancos desaparece também em ritmo maior que no ano passado.
Sem salário e sem crédito, a recessão vai bater mais forte no cidadão comum. Com mais confusão política, fica mais difícil ter esperança.
Leia mais sobre:
Siga o Jornal da Gazeta nas redes sociais